Moradores em situação de rua é tema de discussão entre prefeitura de Campo Mourão e polícia
Alinhar ações para tentar minimizar problemas causados por pessoas em situação de rua foi o tema de uma reunião realizada nesta sexta-feira (7) pela administração municipal de Campo Mourão e o comando da Polícia Militar (PM). O mesmo assunto também deverá ser tema de uma audiência pública convocada pelo Poder Legislativo para o mês de abril.
Levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social aponta que atualmente mais de 50 pessoas estão em situação de rua na cidade. A maioria tem familiares em Campo Mourão, mas alguns vieram de outras cidades.
“O município tem um trabalho permanente de atendimento na Casa de Passagem e no CREAS-POP, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho e tratamento de Saúde. Porém, todo trabalho tem que ser feito dentro do que determina a lei. Ninguém pode ser obrigado a fazer o que não quer, a menos que estejam cometendo algum crime”, esclarece a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Calderan.
O sargento Castro, da Polícia Militar, também explicou sobre as dificuldades enfrentadas diariamente diante dessa situação. “São seres humanos que estão nessa condição e como tal precisam ser tratados pelo poder público. Conseguimos avançar em algumas situações enfrentadas até o ano passado, mas é um trabalho que exige paciência e parceria das instituições”, argumentou o policial.