Morre aos 83 anos José Teodoro de Oliveira, pioneiro fundador de Campo Mourão

Morreu por volta das 14 horas desta terça-feira (8), no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, José Teodoro de Oliveira, 83 anos, pioneiro fundador de Campo Mourão. O corpo já foi transferido ao município. O velório acontece na Capela do Prever. O sepultamento será hoje, às 16 horas no Cemitério Municipal São Judas Tadeu.

Oliveira, morreu por complicações de uma infecção nos rins. Ele deixa a esposa Nelcida de Oliveira, os três filhos José Roberto, Silvana, e Marco Alexandre, além de 7 netos e dois bisnetos. Atualmente, ‘seo’ José se dedicava ao ramo da agropecuária. Ele, aliás, foi um dos cooperados fundadores da Coamo.

Com seu jeito simples e alegre, o pioneiro ganhou o respeito de toda a cidade, onde sempre foi reconhecido. Nascido em Campo Mourão, ele passou parte da sua infância com sua família (pai e mãe) que morou por mais de 80 anos em uma residência onde hoje é a Rua Brasil. Naquela época, era chamada de “Beco do Jacu” e “Rua dos Pombos”.

O nome da família Teodoro de Oliveira, assim como o de ‘seo’ José, está associado à criação e o desenvolvimento do município de Campo Mourão e cidades vizinhanças. Fato reconhecido até mesmo pela Câmara dos Deputados, que deu o nome a um trecho da Rodovia BR-272, que interliga Campo Mourão e Goioerê, de Alfeu Teodoro de Oliveira, pai do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Campo Mourão Eraldo Teodoro de Oliveira. O projeto para a denominação é de autoria do deputado federal Rubens Bueno.

A família é colonizadora da região. Os traços da coragem, determinação e empenho dos desbravadores, são suas marcas, que contribuíram substancialmente para a estruturação e o crescimento de Campo Mourão e região.

O irmão José Oliveira, João Teodoro de Oliveira lamentou a perda. “Não tinha tempo ruim para ele. Sempre estava alegre e feliz. Foi uma pessoa que sempre se preocupou com o desenvolvimento da região e de Campo Mourão. Acredito que ele cumpriu sua missão e contribuiu com sua parte para a nossa história”, resumiu.

O ex-presidente da Câmara de Campo Mourão, Eraldo Teodoro de Oliveira, primo do pioneiro, também lamentou sua morte. “Por onde ele passou só deixou alegria. Lembranças inesquecíveis de quem passou por este mundo e viveu bem é o que ficarão agora”, frisou, ao destacar a importância do primo para o desenvolvimento de Campo Mourão. “Ele foi um dos desbravadores da cidade e com certeza deixa sua história escrita nas páginas de Campo Mourão”, afirmou.