Morre aos 83 anos o líder comunitário Zé Divino, em Campo Mourão

Morreu na madrugada deste domingo (22), em Campo Mourão, aos 83 anos de idade, o líder comunitário José Divino da Rocha, mais conhecido como Zé Divino. Ele era também carinhosamente chamado de “Mandioquinha” pelos mais próximos. Zé Divino estava em sua residência e enfrentava problemas de saúde. Nos últimos dias, chegou a permanecer internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital da cidade. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

Zé Divino era reconhecido pela atuação comunitária e trajetória no serviço público. Foi servidor da Codusa e da prefeitura de Campo Mourão. Foi também líder ativo em associações de moradores. Em 1º de maio de 1991, recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná, em Curitiba, sendo o primeiro e único operário a receber a honraria. Em 2011, foi homenageado com o Título de Mérito Comunitário, por iniciativa do professor José Pochapski.

Entre as iniciativas lideradas por ele estão a fundação de atividades voltadas à terceira idade no município, como bailes realizados aos domingos para esse público, e a conquista de estrutura para associações de moradores, incluindo Centro Comunitário e sistema de identificação para associados.

O vereador e advogado Sidnei Jardim lamentou a perda ao destacar a atuação do líder comunitário e a influência política exercida ao longo dos anos. “O seo Zé foi um líder comunitário nato, sempre colocando o interesse da comunidade acima de tudo. Tive a honra de atuar ao lado dele na associação de moradores e sucedê-lo na presidência. Muitas das conquistas vieram da iniciativa dele. Foi também um servidor exemplar e uma referência na minha trajetória política”, lembrou.

O ex-deputado federal Rubens Bueno também lamentou a morte. “Zé Divino combateu o bom combate e guardou a fé”, manifestou-se o ex-parlamentar. Ele frisou que Zé Divino foi perseguido politicamente e chegou a ser demitido da prefeitura de Campo Mourão.

“Ele foi nossa referência na política municipal, nunca deixou o debate fluir sem sua sabedoria nas horas certas. Nesse mundo de hoje, em que tudo acontece sem um mínimo de conteúdo político, sensatez e sabedoria. Adeus, Zé Divino!”, declarou. Zé Divino deixa a esposa Neuza, filhos, netos e bisnetos.

O ex-prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, também lamentou a morte. “Grande amigo. Companheiro de muitas caminhadas. Nas reuniões políticas me levou por toda cidade, apresentando lideranças e defendendo direitos da população. Meus sentimentos a toda família”, disse em publicação em sua rede social do Facebook.