Morre aos 85 anos Artur Kuniyoshi, cidadão honorário de Campo Mourão
Faleceu, nessa quinta-feira (26), o cidadão honorário de Campo Mourão e ex-cirurgião-dentista Artur Kuniyoshi, aos 85 anos. Ele estava internado em um hospital em Curitiba, onde residia atualmente. O velório acontece na Capela do Cemitério Parque Iguaçu, na capital do estado, e o sepultamento será nesta sexta-feira (27), às 15 horas.
O título no município de Campo Mourão foi concedido ao então dentista no ano de 2015, por meio do Projeto de Resolução nº 17, da Câmara Municipal de Vereadores, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ele à comunidade local e da região.
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná, em 1965, Kuniyoshi iniciou seus trabalhos como cirurgião-dentista em Campo Mourão já no ano seguinte, em 1966. Ele foi um dos idealizadores e primeiro presidente da Associação Brasileira de Odontologia no município.
Outro marco na cidade trazido e organizado pelo dentista foi o primeiro Seminário de Odontologia, o qual, segundo o Projeto de Resolução, foi um passo importante para dar início a diversos cursos na área, além de promover a modernização e atualização da odontologia não só em Campo Mourão, como também na região.
Encerrou suas atividades profissionais em 2012, após mais de 45 anos de atuação. Seus serviços no município foram além da saúde bucal. Enquanto ainda atuava na área, também contribuiu com o desenvolvimento de ações sociais e esportivas, sendo o precursor do futebol suíço na região, além de um dos fundadores do Country Clube de Campo Mourão, do qual foi presidente, assim como outras atuações.
Viveu por mais de 49 anos na cidade. Era casado com Guiomar Bettega Kuniyoshi, com quem constituiu família e teve dois filhos, Heloise Bettega Kuniyoshi Casagrande e Artur Polo Bettega Kuniyoshi, ambos nascidos em Campo Mourão.