Morre aos 88 anos o empresário e pioneiro de Campo Mourão, Delordes Daleffe

Campo Mourão está de luto. Morreu na manhã deste sábado (13), aos 88 anos de idade, o empresário e pioneiro de Campo Mourão Delordes Daleffe. Foi o fundador da mais antiga loja de auto peças da cidade, a Cometa. O pioneiro morreu por problemas de saúde. Estava acamado havia dois anos. Ele deixa a esposa Maria Egídia Daleffe e os filhos Dulcenéia (psicóloga), Laércio (Médico) e Ana Maria (pedagoga), além de seis netos e dois bisnetos.

Delordes chegou a Campo Mourão ao lado do pai, Dionísio, da mãe, Amábile e de cinco irmãos, de Urussanga, Santa Catarina, ainda na década de 50. Foram desbravadores da cidade. Tempos em que picadas eram abertas em meio ao mato. Então, nas terras vermelhas do Paraná, abriram uma empresa de ônibus, as conhecidas “jardineiras”. Mais tarde deixaram o segmento para iniciarem no ramo de auto peças, sempre com a liderança de Delordes.

“Seo” Delordes era obcecado pelo trabalho. Ele quem abria e fechava a Cometa. Sempre o primeiro a chegar e o último a sair. “Um cara extremamente zeloso pela empresa, cuidava da papelada, dos pedidos e estoques. Sempre muito profissional no que fez”, descreveu o sobrinho Dilmércio Daleffe.

Delordes era uma pessoa bastante solidária, fraterna e humana. Nas redes sociais, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), lamentou a perda. “Seu Delordes era um grande amigo da família e um empresário admirável, que, com o Grupo Cometa, foi um grande gerador de empregos de Campo Mourão. Meus sentimentos a toda a família, especialmente aos filhos Laércio, Dulce, Ana e a esposa dona Egídia”, disse Tezelli.

O pioneiro
Delordes Daleffe era catarinense, de Treviso, então município de Criciúma. Acabou paranaense, de coração. Adorava o estado, acima de tudo, Campo Mourão, onde foi vereador por um mandato. Além dele, os cinco irmãos também contribuíram ä cidade: Delso, Dalério (falecido em 2001), Denir, Dilmar (falecido em 2014) e Dirce (falecida em 2016). Ele era o mais velho da turma.

Era casado há 66 anos com Maria Egídia Daleffe. Chegou em Campo Mourão em 1954 para trabalhar com seu tio – Sílvio Legnani – em uma empresa de ônibus – Expresso do Campo. Trabalhou por vários anos juntamente com seu pai e seus irmãos. No ramo de transportes, desempenhou várias funções: foi motorista, cobrador, mecânico e abridor de estradas. Saiu da empresa em função de que a mesma foi vendida por seu tio. Então, começou uma outra fase promissora e empreendedora: comprou uma pequena auto peças – a Auto Londres.

Em 1962, Delordes fundou a Auto Peças Cometa, tradicional e bem conceituada na cidade e região. Com simplicidade, princípios de honestidade e visão estratégica, trouxe seus irmãos para trabalharem ao seu lado. E deu tudo certo.

Além de empresário, também foi vereador na gestão do prefeito Renato Fernandes Silva. Atuou como presidente da famosa AERM – Associação Esportiva e Recreativa Mourãoense, na década de 70, quando Campo Mourão iniciou no futebol profissional paranaense. Foi membro do grupo fundador do Colégio Afirmativo que deu origem ao Colégio Integrado.

Delordes sempre mostrou como deve ser a ética, o trabalho, a educação e o mais importante, a honestidade. Investiu e incentivou seus filhos e netos nos estudos, principalmente porque na época não teve oportunidade para estudar. Os irmãos contam que, ainda em Santa Catarina, a família era tão pobre que, quando o ano letivo terminava, tinham que apagar todo o caderno para o reaproveitá-lo no ano seguinte.