Motoristas insistem em estacionar em locais proibidos e são multados

Há cerca de um mês a empresa que administra o estacionamento rotativo em Campo Mourão eliminou a sinalização que permitia o estacionamento paralelo ao canteiro na Avenida José Custódio de Oliveira. A faixa branca foi pintada de preta (cor do asfalto) e placas de sinalização que proíbe o estacionamento também foram instaladas. Mesmo assim, todos os dias motoristas continuam estacionando no local e várias multas foram efetuadas pela Diretran e Polícia Militar.

“As multas já começaram a chegar e estão vindo na Diretran reclamar. Mas a placa está lá bem clara e não há demarcação no asfalto que permita estacionar. O período de orientação já passou. Para ser motorista a pessoa passa por testes que incluem legislação de trânsito, então ninguém pode alegar que não sabia”, ressalta o diretor da Diretran, Luiz Antonio Sminka.

Ele acrescenta que essas alterações já fazem parte do plano de mobilidade urbana que começa com o estacionamento rotativo em Campo Mourão. “Gradativamente será eliminado esse tipo de estacionamento irregular em outros pontos”, avisa Sminka, a lembrar que não existe regulamentação para o estacionamento paralelo aos canteiros.

Pela legislação de trânsito, só é permitido estacionar do lado direito da via. “Com veículos estacionados dos dois lados aumenta o risco de acidentes e o trânsito não tem fluidez na avenida por falta de espaço”, observa.

Essas vagas foram uma alternativa criada pelo município na época para resolver a falta de estacionamento no centro. “Mas agora com o estacionamento rotativo o número de vagas aumentou de 1.700 para 5.600, considerando o tempo que o veículo poderá ficar estacionado”, pondera Sminka.