Mourãoense é campeã brasileira de xadrez infantil

A enxadrista mirim de Campo Mourão, Natália Biazon, conquistou o título de campeã brasileira de xadrez blitz (3 min + 2 segundos) e o vice- campeonato brasileiro na modalidade clássico (45 minutos + 30 segundos). No total, sete enxadristas de Campo Mourão disputaram o Campeonato Brasileiro de Xadrez Infantil, realizado em Juiz de Fora (MG).

A Associação Mourãoense de Xadrez foi citada como “revelação” na competição. “É motivo de orgulho ver essas crianças participando de eventos desse nível e alcançando esses resultados. Mostra que o trabalho está sendo muito bem feito, com parcerias que dão certo, graças à Lei de Incentivo ao Esporte e do Programa Mais Atletas”, destacou o secretário municipal de Esportes, Marcelo Lima.

O Campeonato Brasileiro foi organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e reuniu os principais nomes do xadrez nas categorias Sub-8 até Sub 14. A premiação garantiu o título de campeão brasileiro 2021 em cada categoria, troféus para os três primeiros colocados de cada categoria e medalhas do quarto até o décimo lugar de cada categoria.

Em Campo Mourão o Projeto de Xadrez começou a colher os primeiros frutos em 2017, com mais de 130 crianças com aulas na rede pública, inauguração do clube físico e com a expansão do xadrez na rede de ensino privada. “Estamos realizando um sonho iniciado em 2017, honrando o legado de bons resultados com os técnicos anteriores e o trabalho dos ex-presidentes Eric Kaneda e Gustavo Rudey”, disse o fundador da AMX, Jheneyson Denis.

O Presidente da AMX, Adriano José Ferreira Bueno, disse que esse é o início de uma nova trajetória do Xadrez Mourãoense, com grandes conquistas tanto a nível estadual como nacional. “Isso acontece graças a parceria com a Fundação de Esportes de Campo Mourão, Secretária Municipal de Educação e NRE e também dos treinadores”, frisou.

Além de Natália Biazon (aluna do Colégio Integrado), participaram do campeonato a irmã dela, Heloise Biazon, Rafael Tuma Soares, Samuel Pires de Lara, Davi Pires de Lara, Vinícius Tuma Soares e Lucas Biazon. O projeto é patrocinado pela Cristófoli Equipamentos de Biossegurança, Agro Nova Agronegócios, Centro Universitário Integrado, Papelaria Papelão, Brinquedolandia, Marcovic Loteamentos, Ponce Equipamentos, Bit Profissões, Dh Engenharia, Sorvet Mourão, Edenilza Backes, Biofit Academia, Celular.com, Marujo Sport, Esporte Land, Metalúrgica silva, Laboratório São Lucas, Tânia Mara Barsotti Trombini, Pronenge Construtora e Imobiliária, Pet Center Rações.