MP cobra prefeito sobre lotação de leitos de UTI e pede reavaliação de flexibilização do comércio

O promotor de Justiça de Proteção a Saúde de Campo Mourão, Lincoln Luiz Pereira, encaminhou ofício ao prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), para que informe, no prazo de 72 horas, as medidas que serão tomadas em relação a lotação da Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI), da Santa Casa. Os leitos estão todos ocupados. Tezelli recebeu o ofício ontem, e tem até esta quarta-feira (17), para informar o promotor da situação. 

Além disso, a promotoria requisitou também informações sobre o cumprimento do plano de contingência de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) e eventual reavaliação da flexibilização das normas de isolamento social (reabertura do comércio). Pereira alertou também sobre a necessidade de intensificação das ações de fiscalização no município, considerando o aumento de casos da doença infecciosa, que já somam 81. 

A informação sobre a lotação da capacidade máxima dos leitos de UTI foi divulgada no fim de semana pela própria Santa Casa. Já dos 15 leitos de UTI-Covid, oito estão ocupados por pacientes. O promotor considera o número disponível de leitos muito baixo considerando a população de Campo Mourão, hoje em quase 100 mil habitantes. Na Comcam, cuja Santa Casa é referência regional de atendimento, são mais de 300 mil habitantes que dependem do hospital. 

No ofício encaminhado a Tezelli, o promotor de Justiça observou que ‘uma simples caminhada pelas ruas do município’ verifica-se um grande número de pessoas que não está utilizando máscara de proteção, conforme determina decretos municipal e estadual. Alertou ainda que a aglomeração de pessoas causadas por atividades não essenciais, como bares, por exemplo, e a proliferação descontrolada do Covid-19 no município, pode gerar graves problemas para o Sistema Único de Saúde (SUS),  com a indisponibilidade de leitos.     

NÚMEROS
De acordo com o “Boletim Covid” dessa segunda-feira (15), divulgado pela prefeitura, Campo Mourão tem 81 casos de Covid-19 confirmador, 27 suspeitos, 68 monitorados, 1.025 descartados, e 55 pacientes recuperados. Já os óbitos pela doença são 4. Dos 15 leitos de “UTI-Covid”, 8 estão ocupados com um paciente de Campo Mourão e 7 da região. A enfermaria também está com 8 pacientes, 3 do municípios, e 5 de cidades da Comcam.