Município inicia obras de recuperação do Parque do Lago
Já estão em andamento as obras para melhorias da infraestrutura no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), iniciadas com a abertura das comportas para escoamento da água. Em seguida foi realizado o manejo dos peixes existentes no local. Além do desassoreamento, o projeto contempla uma série de medidas para evitar novo assoreamento.
Está em execução pela empresa vencedora da licitação os caminhos de serviço para o desassoreamento e o monitoramento ambiental, como qualidade da água do rio. Também foi iniciada a barragem de contenção, que será utilizada como passagem, ligando a Rua Santa Catarina ao outro lado do lago. A barragem terá um extravasor de fundo com vertedouro para direcionamento da água do rio.
Para os trabalhos o acesso do público ao local está parcialmente interditado. “Inicialmente está liberada a parte do local onde está o parque infantil, as estruturas esportivas e da ATI. Com o avanço das obras, até o fim do ano, será necessário o fechamento total do parque por questões de segurança”, explica o sócio-proprietário da empresa responsável pela obra, Eduardo José Ribeiro.
O projeto para desassoreamento do lago foi iniciado em 2020 e após estudos de impacto ambiental e adequações exigidas pelos órgãos competentes ao projeto, o serviço foi licitado. O investimento passa de R$ 9 milhões, com recursos do Fundo de Saneamento Municipal. Paralelo ao projeto de infraestrutura, está em elaboração um projeto para revitalização do parque, ainda a ser licitado.
“Pedimos a compreensão da população para as necessidades desse momento, mas tudo está sendo feito para que depois de prontas as obras, esse nosso espaço de lazer ofereça muito mais conforto e segurança, nos moldes que nossa cidade merece”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Franco Sanches.