Municípios intensificam cuidados com saúde do homem no “Novembro Azul”

Com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem! Previna-se, cuide da sua família e procure a Unidade de Saúde mais próxima”, foi dado início na região de Campo Mourão à Campanha “Novembro Azul”, dedicada à saúde dos homens. Orientados pela 11ª Regional de Saúde, neste período, os municípios intensificarão ações referentes ao tema.

O enfermeiro Luiz Carlos Soares Ferreira, coordenador do Programa Saúde do Homem, da 11ª Regional, comenta que durante a campanha os municípios estarão intensificando exames preventivos para rastreamento do câncer de próstata, testes rápidos de HIV, Hepatite e sífilis, aferição da pressão arterial, glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros.

Devido a pandemia da Covid-19, a orientação é que os atendimentos nos postos de saúde sejam agendados para evitar aglomerações. A campanha promove principalmente a conscientização para o câncer de próstata e destaca os riscos da falta de acompanhamento médico pelos homens. “O objetivo da campanha é aproximar os homens das Unidades de Saúde. Mas devemos lembrar que os cuidados não devem se resumir somente nesta época, mas sim durante todo o ano”, destacou Ferreira.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa/PR), atualmente, a população masculina no Estado é estimada em 5,6 milhões de pessoas. Estima-se que entre 2020 e 2022 surjam 35.050 novos casos de câncer a cada ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), os tipos mais frequentes entre os homens são de pele e de próstata. “Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos”, falou o enfermeiro.

No Brasil, o câncer de próstata é a quarta causa de morte dos homens e corresponde a 6% do total de óbitos para esse grupo. A partir dos 50 anos todos os homens devem procurar um serviço de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, hematúria (sangue presente na urina), dentre outros. As orientações gerais de cuidados que ajudam a diminuir o risco do câncer são dieta saudável, com menos gordura e alimentos industrializados, atividade física, controle do peso, visitas periódicas ao dentista, diminuição do consumo de álcool e o não tabagismo.

Ferreira lembrou que a atenção primária da 11ª Regional da Saúde estimula e ampara as ações desenvolvidas pelos municípios para tentar reverter estes números. O enfermeiro destacou que as Unidades Básicas de Saúde e equipes de Estratégia de Saúde da família oferecem agendamento de consultas que favorece desde o esclarecimento de dúvidas simples até a realização de testes rápidos, exames, encaminhamentos quando necessários e acompanhamentos adequados a idosos, portadores de hipertensão e/ou diabetes de alto risco, alcoólatras, transtornos mentais, entre outros.

Dados do Ministério da Saúde mostram que no período da pandemia de Covid-19, iniciada em março de 2020, houve uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O dado é resultado de uma comparação entre os anos de 2019 e 2020.

Outros procedimentos que permitem o diagnóstico do câncer também apresentaram redução no período. A realização de um exame complementar, chamado PSA, teve uma queda de 27%. Já a biópsia, que consiste na retirada de fragmentos do tecido da próstata para análise, apresentou uma diminuição de 21%. O número de consultas urológicas no SUS também caiu 33,5%. Já as internações de pacientes com o diagnóstico da doença apresentaram uma queda de 15,7%.

De acordo com a pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, as consultas com urologistas continuam baixas em 2021. Até o mês de julho, foram realizadas 1.812.982 consultas. Em 2019, foram 4.232.293 atendimentos e, em 2020, 2.816.326 consultas.

A campanha

O movimento Novembro Azul teve origem em 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. Ele chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia.

Para chamar ainda mais a atenção para a causa, o dia 17 de novembro foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e muitas cidades iluminam os monumentos e prédios públicos na cor azul, assim como é feito durante a campanha do Outubro Rosa.