Municípios promovem ações de combate à dengue na região

Devido o alto índice de infestação e contaminação da dengue em toda a região, os municípios de Barbosa Ferraz e Campo Mourão estão com ações de prevenção agendadas. Os trabalhos têm como objetivo a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Em Campo Mourão, o Setor de Endemias realizará caminhadas ecológicas neste sábado (14), no período da manhã. As ações abrangerão os jardins Aeroporto e Conjunto Fortunato Perdoncini. Além de agentes de endemias do município, associações de moradores também estarão atuando em parceria.

Nesta quinta-feira, o município fez o quinto e último ciclo do fumacê em oito localidades com maiores índices de infestação. “Os moradores desses locais devem deixar portas e janelas abertas, cobrir gaiolas de aves, alimentos, proteger abelhas e trocar a água dos bebedouros de animais”, orienta a coordenadora de campo, Marinalva Ferreira da Luz.

Já em Barbosa Ferraz, a prefeitura fará o recolhimento de materiais que podem acumular água parada servindo de criadouro ao Aedes. A ação será realizada na segunda-feira (16). No entanto, a Saúde pede aos moradores que façam o recolhimento desses materiais já neste fim de semana e deixem em frente às residências para que o caminhão do município passe recolhendo.

“Os moradores podem juntar todo tipo de objetos que possam acumular água parada, colocar em sacos plásticos que os agentes estarão nas residências, e na segunda-feira, o caminhão estará recolhendo”, ressaltou a Saúde. O arrastão será realizado em toda a cidade.

Situação na região

Quase 3 mil casos de dengue foram confirmados na região de Campo Mourão. São exatamente 2.819 confirmações, das quais 2.712 são autóctones – casos confirmados no município de origem do morador. A situação preocupa autoridades de Saúde, que estão em alerta.

A procura por atendimento médico nas unidades básicas e hospitais vem aumentando cada vez mais. São inúmeros os moradores com suspeita da doença procurando atendimento médico. Em Campo Mourão, por exemplo, a Unidade Pronto Atendimento (UPA), no Jardim Aeroporto, diariamente está superlotada de pacientes. Inclusive moradores internados em observação, infectados pelo vírus. A cidade acumula mais de 500 casos. Está em epidemia, o que levou a prefeitura a decretar situação de emergência.

De acordo com boletim atualizado da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, 24 dos 25 municípios da Comcam têm casos confirmados de dengue neste novo período sazonal, que iniciou em agosto do ano passado e prossegue até julho deste ano. De uma semana para cá, a região registrou 634 novos casos. A cidade de Terra Boa é a cidade com maior número de contaminados: 1.637 casos. Até o momento, apenas Nova Cantu segue sem contaminações.

A Comcam soma ainda 7.367 notificações e 5.348 casos prováveis da doença. As confirmações por cidade são: Altamira do Paraná (1); Araruna (13); Barbosa Ferraz (53); Boa Esperança (171); Campina da Lagoa (14); Campo Mourão (419); Corumbataí do Sul (134); Engenheiro Beltrão (18); Farol (3); Fênix (9); Goioerê (13); Iretama (5); Janiópolis (2); Juranda (12); Luiziana (14); Mamborê (106); Moreira Sales (39); Peabiru (9); Quarto Centenário (25); Quinta do Sol (8); Rancho Alegre D’Oeste (59); Roncador (1); Terra Boa (1.637) e Ubiratã (54). Já o Paraná acumula 124.078 casos notificados, com 43.751 confirmações. Desde o início do período, o Estado soma 12 mortes pela doença.