Musical ‘Cantando o Brasil’ será nesta semana em Campo Mourão

Nesta quinta (5) e sexta-feira (6), o projeto sociocultural Orquestra Carpe Diem de Campo Mourão apresentará o musical “Cantando o Brasil”, no Teatro Municipal. Terão quatro sessões, sendo duas no período da tarde – destinadas a instituições educacionais, cujas vagas já estão esgotadas –, e duas no período da noite – abertas ao público em geral.

Os ingressos poderão ser retirados nos dias das sessões, a partir das 18 horas, na bilheteria do Teatro, mediante 1 quilo de alimento não perecível ou 1 litro de leite. As apresentações iniciarão às 20 horas. As arrecadações serão destinadas ao Lar de Idosos do município (leite) e à Casa de Apoio ao Doente de Câncer de Campo Mourão (CADCCM) (alimentos), visto que uma das iniciativas do evento é fortalecer e fomentar ações sociais voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O musical reunirá 37 alunos que integram o projeto atualmente, entre crianças e o grupo vocal adulto. De acordo com os organizadores, a proposta do evento é, por meio de teatro musical infantil, contar histórias de cinco bichinhos brasileiros, além de cantar um vasto repertório musical, que passará pelas cinco regiões do Brasil, representando diversidade cultural e musical do país.

Ainda segundo os organizadores, será um grandioso espetáculo, com tudo o que se tem direito: participação de uma equipe de músicos, maquiadora, figurinista e técnicos de som e iluminação. Além disso, dois músicos e parceiros do projeto também estarão presentes: Leandro Luz e a Escola de Bateria e Percussão. A apresentação conta com o apoio da iniciativa privada, assim como da Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam).

O projeto

O projeto sociocultural gratuito Orquestra Carpe Diem vem descobrindo e desenvolvendo talentos em Campo Mourão desde que foi idealizado, no final de 2021. A iniciativa privada, coordenada pelo empresário Marcos Fuchs, é voltada sobretudo para o ensino de instrumentos musicais para crianças, mas também atende um grupo vocal adulto.

Atualmente, há cerca de 40 integrantes (com crianças de 9 a 13 anos e adultos de diferentes faixas etárias). Para participar, o público infantil precisa ser estudante de escola pública e ter interesse e desenvoltura para a música. “A ideia é formar uma orquestra no prazo de uns cinco a sete anos”, contou Fuchs.

A maestrina Cristina Prevedel é a responsável por ensinar os futuros músicos mirins a aprenderem teoria musical e a tocarem instrumentos, como flauta doce e outros de corda, como violão, que começou a ser praticado por eles este ano. “Ano que vem, a gente quer ver se já coloca violino também no aprendizado, que já é outro passo”, adiantou o coordenador da iniciativa.

Porém, para se manterem no projeto, não basta as crianças gostarem de música e terem um bom desempenho apenas nessas aulas. Também há uma assistente social, Letícia Lionço, que acompanha o desempenho dos alunos na escola. As crianças também não podem ter faltas injustificadas na rede municipal de ensino, caso contrário, são desligadas do projeto.

Grupo vocal adulto

Paralelamente à turma infantil, que é o foco do projeto, também há adultos de diferentes faixas etárias que fazem parte do grupo vocal. “A gente fez uma seleção de vozes na cidade e conseguimos montar um coral adulto”, falou Fuchs.

O grupo já vem participando de diversas apresentações e festivais, sendo, inclusive, premiado em muitos deles. Apesar de relativamente novo, o coral já está bastante consolidado no município. No ano passado, por exemplo, os integrantes se apresentaram algumas vezes no Teatro Municipal, reunindo um grande público. “A gente lotou quatro vezes o teatro”, falou, com orgulho, o idealizador do projeto.

Serviço

Os ingressos para o musical podem ser retirados nesta quinta (5) ou sexta-feira (6), a partir das 18 horas, na bilheteria do Teatro Municipal. Os espetáculos estão previstos para iniciar às 20 horas. Para mais informações sobre o projeto e o musical, os interessados podem acompanhar o Instagram oficial do grupo: @projetomusicalcarpediem