No mês de conscientização do Autismo, CM programa várias atividades e inaugura centro especializado à autistas

A Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista foi aberta durante o fim de semana (sábado), em Campo Mourão, com uma caminhada e a inauguração do Ampara, um centro especializado para atendimento ao autista, localizado na Rua Francisco Albuquerque, nº1779 . Autoridades do município, profissionais da Saúde e familiares de autistas participaram do ato.

Após concentração na praça da Catedral São José, os participantes fizeram uma passeata pela área central, com apoio da Polícia Militar. A caminhada terminou na sede do Ampara. O espaço foi alugado pelo município. Fica localizado próximo à Secretaria de Saúde para atendimento exclusivo ao autista e familiares.

“É [foi] um dia histórico para a Saúde de Campo Mourão, pois estamos oferecendo uma clínica estruturada para o acompanhamento não apenas do autista como da família”, afirmou na ocasião, o secretário Sérgio Henrique dos Santos. Ele lembrou que até então o atendimento público de Saúde ao autista era prestado por convênios com clínicas particulares e na APAE.

O prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, disse que com o aumento da demanda para esse serviço, foi necessário que a administração municipal buscasse uma solução. “Nossa equipe foi conhecer um local de atendimento em Curitiba para ver o que poderíamos implantar aqui. Hoje é uma realidade e isso vale mais que uma obra de R$ 40 milhões, pois é um atendimento para quem precisa e não tem a quem recorrer”, afirmou.

Ainda como parte da Semana do Autista, a partir desta semana, haverá várias atividades também na rede de Educação, tanto pública quanto privada, com informações sobre o tema. Vale lembrar que desde 2015 foi instituído e incluído no calendário oficial do município a Semana de Conscientização do Autismo, por força de Lei Municipal.

Mês de conscientização

O mês de abril é marcado por uma causa muito especial: a conscientização do Autismo. A ONU (Organização das Nações Unidas), em 2008, estabeleceu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – World Autism Awareness Day –, a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma em torno da condição. A data permite, ainda, que cada indivíduo seja respeitado e tratado como um membro de valor da sociedade.

Estima-se que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) atinja, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas. Indivíduos no espectro apresentam dificuldades ao interagir socialmente, além de deficiências verbais e físicas e padrões restritivos e repetitivos de comportamento. No entanto, tais limitações não os impedem de desenvolver diferentes habilidades e viver uma vida plena e significativa.

A luta pelo fim da discriminação contra pessoas com autismo deve ser constante. É dever de todos construir uma sociedade inclusiva e acessível, onde pessoas com autismo e outras deficiências tenham as mesmas oportunidades: educação, emprego, acesso à informação e participação na vida social, política e cultural.

Dia Mundial

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, foi comemorado no sábado (2). A data concentrou diversas atividades voltadas para combater o preconceito contra o espectro. Pessoas que possuem algum grau de autismo costumam apresentar: dificuldades em associar objetos, atraso na fala, interesses específicos, agitação, gestos repetitivos e afins.