Novo Centro POP será inaugurado em Campo Mourão nesta quarta-feira
A prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, fará a inauguração, nesta quarta-feira (11), às 17 horas, do novo Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua –, localizado na Rua Brasil, nº 1939, área central da cidade. A nova unidade é considerada um importante avanço na política de assistência social do município, com foco na ampliação do atendimento e na qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Até então, o município mantinha o CREAS-POP, projeto-piloto de acolhimento que oferecia encaminhamentos para o mercado de trabalho, rede de saúde e atividades de apoio social. Com a implantação do novo Centro POP, essa estrutura será ampliada, passando a oferecer oficinas profissionalizantes, maior capacidade de acolhimento e atendimento mais qualificado.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Márcia Calderan, a nova unidade é um marco na busca por dignidade e reinserção social para essa população. “Nosso trabalho é permanente. Com essa nova unidade, conseguimos ampliar o acesso a serviços essenciais e promover ações efetivas de reinserção social”, destacou.
O novo espaço foi planejado para oferecer atendimento humanizado e múltiplos serviços, entre eles:
-
Alimentação (café da manhã e almoço)
-
Espaço para higiene pessoal e banho
-
Lavanderia
-
Guarda de pertences
-
Área de convivência
Um dos grandes diferenciais da unidade será o investimento em qualificação profissional, com cursos e encaminhamentos voltados à geração de renda e autonomia.
A equipe técnica do Centro POP será formada por:
-
Psicóloga
-
Assistente social
-
Orientadoras sociais
-
Profissionais de apoio
Os atendimentos serão sistemáticos, contínuos e adaptados às necessidades de cada cidadão, realizados de forma individual, em grupo ou por meio de oficinas práticas.
Além da estrutura física, o trabalho do Centro POP se estenderá às ruas, com ações de abordagem social e concessão de benefícios eventuais, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e incentivando a reconstrução dos projetos de vida de cada pessoa atendida.