Número de inscritos no Enem em Campo Mourão este ano é 35% menor ante 2020

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (21). Com 2.428 inscritos em Campo Mourão, o número de candidatos sofreu uma redução de 35% em 2021 ante 2020, quando 3.709 pessoas fizeram as provas. As provas do Exame do ano passado foram realizadas no início deste ano devido a pandemia da Covid-19.

Em 2019 foram 4.833 e 4.500 em 2018. Ou seja, a quantidade de candidatos vem caindo nos últimos anos. O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Brasil, segundo o Inep, a edição 2021 do exame teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada. Os candidatos farão os testes seguindo as medidas restritivas contra a Covid-19, como uso de máscara, distanciamento, e álcool em gel.

Em Campo Mourão as provas serão aplicadas na Unespar, UTFPR, Unidade Polo, Colégio Antônio Teodoro de Oliveira e Colégio Estadual. A Unespar receberá o maior número de candidatos, 819. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13. As provas iniciam às 13h30, com término às 19 horas.

Os candidatos farão no primeiro dia prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação. No segundo dia de Enem, no domingo seguinte, dia 28, haverá provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 de Matemática e suas Tecnologias.

Estratégia

Para fazer uma prova tranquila, é importante que o estudante tenha uma estratégia para resolver as questões. Uma das principais dicas é deixar para o final as perguntas que o candidato não sabe resolver e priorizar os assuntos que domina.

Identidade, Cartão de Confirmação e caneta preta é tudo o que o estudante precisa levar para a prova. O candidato deve evitar levar materiais além dos obrigatórios. Se ainda assim se apresentar portando celular, ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos e objetos não permitidos, eles deverão ser desligados e guardados na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, que deverá ser mantida embaixo da carteira lacrada. Caso contrário, ele corre risco de ser desclassificado.

O resultado das provas do Enem poderá ser usado pelos estudantes em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O que levar e o que não levar no dia da prova?

De acordo com o edital do Enem, os itens obrigatórios e permitidos no dia do exame são:

* Documento original com foto: RG, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Não é válido a apresentação de carteirinha de estudante, crachá ou cópia mesmo autenticada de documento original;
* Álcool em gel;
* Máscara
*Cartão de confirmação de inscrição;
* Caneta preta
* Lanche

Já os itens abaixo não são permitidos e alguns podem até resultar na eliminação do candidato:

* Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos – estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
* Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
* Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
* Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.

Cronograma do Enem 2021

Provas: 21 e 28 de novembro
21 de novembro: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias
28 de novembro: ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas 1º dia: 19h
Término das provas 2º dia: 18h30
Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022