Operação cumpre 16 mandados em Campo Mourão e apreende mais de 400 quilos de fios de cobre

Uma operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, nesta terça-feira (12), em Campo Mourão, terminou com a apreensão de pelo menos 400 quilos de fios de cobre sem procedência e uma arma de fogo em um ferro velho, localizado na Avenida John Kennedy, no jardim Lar Paraná. O mesmo local já havia sido alvo de uma operação, recentemente onde havia sido apreendido mais materiais. O proprietário do estabelecimento foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil, acompanhando de seu advogado, para prestar esclarecimentos.

A operação, que aconteceu simultaneamente em todo o Paraná, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Campo Mourão. O delegado operacional da 16ª Subdivisão Policial (SDP) do município, Saulo de Tarso Cerqueira Baptista Neto, informou que a apreensão do material aconteceu após um trabalho integrado de inteligência e fiscalização entre as forças de segurança da cidade.

O delegado afirmou que tendo em vista o fato de que Campo Mourão vem enfrentando vários registros de crimes relacionados ao furto de cobres, alumínios, entre outros, material com grande valor comercial, a polícia atua agora no combate a quem alimenta este tipo crime: os receptadores. Neto disse que este tipo de furto geralmente é praticado por pessoas usuárias de drogas, que se aproveitam da facilidade do acesso a esse tipo de material.

O delegado ressaltou que o estabelecimento onde os materiais foram apreendidos é recorrente. Ou seja, recentemente, a polícia já apreendeu um uma quantidade de fios de cobre sem procedência no mesmo ferro velho. Ele informou que a polícia está fazendo a juntada de documentos e todo material apreendido para instauração de um inquérito para apresentar a denúncia à Justiça. “Esperamos que com isso os responsáveis sejam punidos no rigor da lei”, afirmou.

O proprietário do ferro velho repassou informações desencontradas a polícia sobre os materiais apreendidos. Disse, por exemplo, a grande quantidade de fios, ainda embalada, foi adquirida em 2021. Porém a etiqueta do produto informa 2022 como ano de fabricação. “O cobre, de modo geral, tem um alto valor comercial. Mas quando tratamos de material de construção existe um valor agregado muito maior quando o produto é novo”, relatou Neto, ao comentar que possivelmente o material apreendido ainda embalado seria revendido para ser utilizado em obras.

O tenente Bentz, da Polícia Militar, informou que a operação foi deflagrada no Paraná pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. Segundo ele, em Campo Mourão, seis equipes cumpriram 16 mandados. “Logramos êxito na apreensão de mais de 400 quilos de fios de cobre”, ressaltou.

Todo o material apreendido e o proprietário do estabelecimento foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil. O delegado Saulo Neto, acrescentou que a Polícia Civil continua com investigações e diligências no combate a este tipo de crime no município. Denúncias podem ser repassadas à Polícia Militar no 190 ou Polícia Civil 181.