OSB/Campo Mourão realizou ação de sensibilização no calçadão

Dirigentes da representação local do Observatório Social do Brasil (OSB), juntamente com colaboradores da entidade, desenvolveram ação de sensibilização da população sobre o movimento “Área Livre de Corrupção” na manhã do último sábado (14/12), no calçadão da avenida Capitão Índio Bandeira. Também foi realizado trabalho de conscientização sobre o trabalho que o OSB local realiza há 12 anos, que vai do monitoramento das licitações realizadas pelo poder público do Município ao acompanhamento de obras realizadas pela prefeitura e ao desenvolvimento de ações de educação tributária, por exemplo.

A programação desenvolvida sábado marcou o encerramento da 1ª Semana da Cidadania – “Área Livre de Corrupção”. Diversas atividades foram realizadas ao longo da semana, voltadas a públicos variados. O movimento Área Livre de Corrupção, liderado nacionalmente pelo OSB, visa despertar nas  pessoas o espírito de patriotismo e a consciência cidadã, resgatando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania para a construção de um Brasil mais justo.

A 1ª Semana da Cidadania também marcou o transcurso do Dia Internacional de Combate à Corrupção (9 de dezembro).

Panfletos

O panfleto preparado pelo OSB distribuído à população explica que a entidade tem como propósito contribuir para a melhoria da gestão pública “que passa pelo resgate de questões básicas como o entendimento de que o que é público está a serviço de todos e não dos interesses pessoais de quem quer que seja”. Acrescenta ainda: “Assim como o serviço público pode e deve ser de qualidade, os recursos para tal podem e devem ser bem aplicados”.

Destaca também o panfleto: “Seja você também uma Área Livre de Corrupção e inspire outras pessoas. Seja exemplo”. Podem participar todo e qualquer cidadão, empresário, profissional, professor, estudante, servidor público, político que valorize os princípios e sonhe com um Brasil melhor para todos.

“Cada cidadão pode assumir o papel de protagonista das mudanças que todos queremos ver no Brasil, praticando e motivando outras pessoas a incorporar as boas práticas de conduta por meio de pequenas atitudes”, acentua o panfleto. É ressaltado ainda que todos sabemos que a corrupção é um mal que assola o país. “Apesar disso, acreditamos que é possível construir um Brasil melhor começando pelas atitudes de cada cidadão, influenciando todos os seus relacionamentos pessoais, profissionais e sociais”, conclama o panfleto.