Para incentivar produção sustentável, Campo Mourão terá exposição sobre orgânicos
O município de Campo Mourão receberá no dia 16 de setembro a exposição “Caminhos da Produção Orgânica”. O evento, será na praça São José das 8 às 19 horas. São esperados produtores rurais, empresas agropecuárias, agentes financeiros, autoridades municipais e comunidade em geral.
A exposição está sendo organizada pelo núcleo regional do Ministério Público Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) em parceria com instituições públicas e privadas, como IDR-Paraná, Centro Universitário Integrado, entre outros.
Durante o encontro, os participantes terão seis estandes com temas diferentes sobre a produção de alimentos orgânicos. Serão expostos, por exemplo, materiais sobre políticas públicas, crédito rural, assistência técnica, comercialização e certificação de produção orgânica. O objetivo é estimular alternativas de produção sustentável em Campo Mourão e região.
A exposição terá ainda uma feira com produtos orgânicos que serão comercializados por produtores da região. De acordo com o gerente regional do IDR-Paraná, núcleo de Campo Mourão, Jairo Quadros, a produção orgânica tem conquistado cada vez mais espaço na Comcam e no Paraná como um todo. “Há uma demanda crescente da sociedade pela busca de alimentos de mais qualidade e saudáveis. O próprio estado tem compromisso de que grande parte da merenda escolar seja orgânica”, explicou Quadros.
Segundo ele, atualmente, a produção orgânica e de base agroecológica vem ganhando espaço no mercado brasileiro como um todo. “Especialmente porque reúne a preocupação com a qualidade do alimento, pois não utiliza agrotóxicos, e os benefícios dos produtos para a saúde das pessoas e dos animais que os consomem, sem descuidar das questões ambientais, numa relação de troca com a natureza e pela qualidade de vida”, ressaltou.
Quadros acrescentou que os produtos orgânicos são produzidos praticamente ‘sem nada’ de adubos químicos, agrotóxicos ou fertilizantes nocivos. “Então é muito mais saudável e recomendado para toda faixa etária”, afirmou.
Estandes do evento
1 – Políticas públicas e assistência técnica para a produção orgânica (Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná e Município);
2 – Biodiversidade: agroecologia (universidade e faculdades);
3 – Certificação e capacitação ( Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural);
4 – Assistência técnica e alternativas orgânicas para produção;
5 – Linhas de crédito e agentes financeiros (Banco do Brasil, Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica Federal);
6 – Rodada de negócios e comercialização (Ceasa, Coafcam, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Adapar).