Paróquia plantou árvores em homenagem a vítimas da Covid-19 no Dia de Finados
Incentivados pelo padre Gaspar Gonçalves, fiéis católicos da Paróquia São Francisco de Assis plantaram 122 mudas de árvores no Dia de Finados, como homenagem ao número de mortos pela Covid-19 até agora na região de Campo Mourão. A iniciativa atendeu uma recomendação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a todos os católicos no dia em que a igreja relembra os falecidos.
“É tempo de cuidar da saudade e da casa comum” foi o tema da proposta da CNBB. O plantio foi realizado em uma chácara, próximo da ponte entre o Jardim Araucária e o Conjunto Capricórnio, na faixa de 50 metros de preservação da margem do Rio do Campo, que abastece a cidade. As mudas (ipê roxo, guabiroba, jabuticaba e pitanga) foram fornecidas pelo Instituto Água e Terra (IAT), núcleo Campo Mourão, com apoio do projeto da UTFPR “ Recuperando o Rio do Campo”.
“Agradecemos a todos que se empenharam no plantio das árvores em homenagem aos que faleceram em razão da doença, respondendo a esse chamado da CNBB nacional, num gesto simples mas muito cheio de significado”, disse o padre Gaspar. Também participou o coordenador diocesano da Pastoral do Turismo Religioso, Ruben Moyano.
A iniciativa da CNBB faz parte da Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil “É Tempo de Cuidar”. As pessoas que plantaram mudas foram convidadas a publicarem uma foto no Instagram plantando a árvore e contando a história de quem recebeu a homenagem. As fotos serão publicadas no hotsite da campanha, hospedado no site da CNBB: https://www.cnbb.org.br/cuidardasaudade.
O padre Gaspar lembra que a diocese de Campo Mourão iniciou uma ação já no início do ano, com o plantio de 60 mil mudas de árvores em comemoração aos 60 anos da diocese. “No início de setembro conseguimos atingir essa meta”, ressaltou o padre. As mudas foram entregues aos padres para serem distribuídas e plantadas nas paróquias.