Pastoral atende quase 8 mil crianças de Campo Mourão e região

Quase 8 mil crianças de zero a seis anos pertencentes a 35 paróquias da diocese de Campo Mourão estão cadastradas e são acompanhadas pela Pastoral da Criança. A entidade, que é um organismo de ação social da CNBB, atua na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários na tarefa de orientar e acompanhar as famílias em ações básicas de saúde, educação, nutrição e até cidadania.

Fundada em Campo Mourão há mais de 30 anos, a Pastoral continua ativa e tem sua sede na Avenida Irmãos Pereira, quase esquina com a Avenida Miguel Luiz Pereira. O local é mantido pela Mitra Diocesana, inclusive com o pagamento de uma funcionária. Já o acompanhamento das gestantes e das crianças é realizado nas paróquias por líderes voluntárias, que seguem a orientação da Pastoral Nacional.

Segundo a funcionária da Pastoral, Alessandra Gamboa Teixeira, todo mês é realizada a Celebração da Vida em cada paróquia, onde as mães são convidadas a levarem as crianças para a pesagem. “Atualmente a dificuldade é convencer as mães sobre a importância do acompanhamento das crianças. Muitas não levam os filhos”, revela Alessandra.

A farinha multimistura, um complemento alimentar que se tornou famoso através da  Pastoral da Criança pelo valor nutricional, ainda é o carro-chefe do trabalho. O alimento é produzido na própria sede em Campo Mourão e fornecido gratuitamente às crianças conforme a necessidade. Também é vendido na sede por R$ 6,00 o pacote. 

O composto alimentar é feito com farelo de trigo adquirido da Coamo, misturado com vários outros componentes, como folha de mandioca e pó de sementes de abóbora, gergelim e girassol. Segundo Alessandra, cerca de 300 quilos são distribuídos por mês às paróquias. “Atualmente não temos muitos casos de desnutrição, mas a farinha também é procurada por familiares de pessoas enfermas, porque ajuda no fortalecimento de ossos e em casos de anemia”, ressalta Alessandra.

A missão da Pastoral, segundo ela, é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição e educação, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida. “Por isso a visita domiciliar é considerada a principal atividade do líder da Pastoral, que realiza este trabalho voluntariamente”, acrescenta.

Eleição 

Neste sábado (09) a Pastoral da Criança realiza a assembleia para eleição da nova diretoria. São cinco candidatos e o tempo de mandato é de três anos. A votação será na sede em Campo Mourão e a abertura da assembleia será com uma missa, às 8 horas. O atual presidente é o professor Claudinei Aparecido de Lima, de Campina da Lagoa.