Pedal noturno encerra atividades da Semana de Trânsito em Campo Mourão

Aberta no último dia 18, a Semana Nacional de Trânsito será encerrada nesta quarta-feira (25) em Campo Mourão com um pedal noturno. O evento era para ter sido realizado na última quarta-feira (19), mas foi transferido devido ao mau tempo.

O passeio ciclístico terá início às 19h30, com saída da Praça São José, passando pela área central, Avenida John Kennedy, retornando em frente à Colacril, totalizando um percurso de cerca de 9 quilômetros. Os ciclistas serão escoltados pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um grande número de participantes é esperado para o evento. Toda comunidade pode participar.

organizadores pedem que, se possível, os ciclistas façam o uso equipamentos de proteção durante o pedal. A ação será realizada também em parceria com o Detran, Diretran, Sanepar, entre outros colaboradores. A ideia é tornar o pedal noturno uma atividade mensal, unindo toda a comunidade.

Durante a campanha, várias ações foram desenvolvidas em Campo Mourão como palestras e um fórum no domingo direcionado para ciclistas. O evento, realizado na Pousada Fazendinha, reuniu representantes da Diretoria do Trânsito (Diretran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Grupo Ecobike e Detran Paraná. Na ocasião foram repassadas informações sobre o uso da bicicleta como meio de transporte em Campo Mourão.

A Semana Nacional de Trânsito é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com foco nos ciclistas, a campanha tem como tema No trânsito, o sentido é a vida. O movimento tem como objetivo a conscientização da sociedade, incentivando mudanças de comportamento para contribuir com um ambiente favorável à valorização da vida no trânsito.

A campanha chama também a atenção para o alto número de acidentes de trânsito que ocorrem diariamente em Campo Mourão. Para se ter ideia, de acordo com dados do Pelotão de Trânsito (Peltran) do 11º Batalhão, de janeiro a agosto foram 302 acidentes envolvendo 378 pessoas, uma média entre 30 a 46 acidente por mês. No período, 376 pessoas ficaram feridas em decorrência de acidentes de trânsito.