Pipa enrosca em fio de alta tensão e causa incêndio em vegetação

O que era para ser uma brincadeira de criança, acabou em um incêndio de médias proporções e por pouco não atingiu residências no Jardim Canadá, em Campo Mourão, neste domingo (11), após uma pipa enroscar em fios de alta tensão. O bairro fica localizado nos fundos do jardim Aeroporto.

Testemunhas relataram aos bombeiros que um grupo de crianças e adolescentes estava soltando pipas com cerol (linha chilena) no local e, que uma das pipas, acabou enroscando em um fio de alta tensão provocando faíscas, que caíram em uma mata seca, iniciando o fogo. As chamas se propagaram rapidamente.

Moradores próximos do local utilizaram baldes e mangueiras para tentar controlar as labaredas, impedindo o fogo de atingir residências próximas. Um caminhão do Corpo de bombeiros compareceu ao local, controlando as chamas.

Mesmo com a grande quantidade de fumaça, os adolescentes e crianças continuaram soltando pipas. Só deixaram o local após a chegada do corpo de bombeiros.

Lei

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), sancionou em maio de 2020, o Projeto de Lei Nº 4121, que regulamenta a soltura de pipas, papagaios e similares dentro da cidade. Entre as medidas estabelecidas, está a proibição da fabricação, comercialização e utilização de linha chilena, com cerol ou assemelhadas no município.

De acordo com a lei, fica proibida a comercialização da linha encerada com quartzo moído, elementos que componham ferro, e demais metais, óxido de alumínio, conhecida como linha chilena (linha indonésia nylon e calonge, linha de pipa kalong, linha indonésia pipa samurai).

Fica autorizada no município a comercialização de linhas já enceradas desde que a composição do cerol não seja a mesma definida acima, com a limitação de estar encerada somente até o limite dos 150 primeiros metros da linha a contar da pipa ou similar.

A lei estabelece que a comercialização da linha seja realizada somente por estabelecimentos comerciais devidamente regularizados e para maiores de 18 anos. Além disso, o comprador deverá ter cadastro atualizado com as seguintes informações: nome completo, identidade, endereço, telefones e deverá ser fornecido à Ouvidoria Municipal, quando solicitado.

A prática de empinar pipas só poderá ser realizada nos seguintes locais: espaços dos parques e lagos do município desde que o sobrevoo das pipas seja no âmbito do local, não ultrapassando o limite de cercas e portões; áreas particulares desde que estejam a uma distância mínima de 50 metros de postes e cabos de energia e telefônica; áreas previamente autorizadas pelo poder público em eventos esportivos da modalidade, observando obrigatoriamente a segurança dos participantes e expectadores do evento.

O projeto proíbe ainda em Campo Mourão a soltura de pipas em pistas de rolamento de veículos ou em qualquer espaço público servido por cabos aéreos de energia elétrica; terraços, lajes ou em locais com risco de acidentes; e soltar em praças, praias e balneários públicos. O descumprimento da lei implicará na aplicação de multa e processo criminal.