PM alerta comerciantes para ‘golpe do telefone’ em Campo Mourão

A Polícia Militar (PM) está alertando comerciantes de Campo Mourão para o ‘golpe do telefone’ no município. Bandidos ligam aleatoriamente a números fixos de lojas da cidade para tentar extorquir as vítimas mediante ameaças. O intuito é ganhar dinheiro fácil. Esse tipo de ação criminosa vem causando pânico e medo nas vítimas.

Segundo a PM, vários casos foram registrados na manhã desta segunda-feira (29), no comércio do município. Para tentar tirar dinheiro dos comerciantes, os bandidos ligam ao contato das empresas e ameaçam, inclusive de morte, funcionários para conseguir o dinheiro.

“Essa situação aconteceu agora de manhã em várias empresas do comércio da cidade de Campo Mourão. Trata-se de golpe para tentar extorquir os comerciantes. Orientamos que desliguem o telefone e façam contato tanto com a Polícia Militar ou Polícia Civil para que sejam tomadas as providências”, alertou à Polícia Militar em nota divulgada à imprensa.

Em um dos casos, uma equipe deslocou até uma empresa no centro da cidade onde, segundo informações, uma pessoa estaria indo até o local para matar as funcionárias. No estabelecimento, a equipe encontrou uma funcionária, de 40 anos, desmaiada.

Conforme relataram outras funcionárias da loja presenciaram a situação, um homem que se identificou como ‘Antônio’ ligou ao telefone fixo da loja e disse que queria falar com a responsável pelo caixa, sendo atendida pela gerente do crediário.

Durante a conversa o homem começou ameaçar a mulher dizendo que iria até a empresa para matar ela e as funcionárias. A vítima teve uma crise de pânico desmaiando. Enquanto a equipe colhia informações da ocorrência, houve mais um caso parecido em outra loja.

Desta vez, a vítima, uma senhora de 52 anos, disse que um homem ligou ao telefone fixo da empresa, se identificando como ‘José Augusto’ e começou a ameaçá-la. O indivíduo disse que sabia quantas pessoas havia na loja e que ela deveria abrir a caixa registradora. Neste momento, a proprietária do estabelecimento pediu para a funcionária desligar o telefone.

No primeiro caso, a vítima precisou ser socorrida pelo Samu. Ela recebeu os primeiros atendimentos no local, encaminhada posteriormente à Unidade de Pronto Atendimento. Os envolvidos foram orientados quanto às medidas a serem adotadas.

Serviço

Em caso de algum empresário ou funcionários de loja receber alguma ligação com ameaças, deve imediatamente desligar o telefone e acionar a Polícia Militar via 190 ou mesmo a Polícia Civil (181) e denunciar o caso. As equipes estão empenhadas para tentar localizar o autor das ameaças.