PM diz que número de roubos caiu 32% em 2023 e 21% nos furtos

Apesar do constante registro de furtos e roubos na cidade de Campo Mourão, balanço divulgado nesta segunda-feira (8), pelo comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), aponta que houve uma redução de 32% no número de roubos e 21% em furtos, durante 2023, na cidade.

Conforme o boletim estatístico divulgado pela PM, foram apreendidas no período, 98 armas de fogo. As ações da polícia culminarem também na recuperação de 291 veículos furtados ou roubados e 1,5 mil prisões de criminosos.

Os dados apontam que um dos principais desafios das forças de segurança no município tem sido a ocorrência de homicídios: 33 no total, tipo de crime dificilmente de se evitar, já que a maioria é premeditada e está ligada ao tráfico de drogas. São geralmente execuções violentas de pessoas. “Um cenário que representa um desafio significativo para a segurança pública local”, diz o balanço divulgado à imprensa.

Para prevenir crimes violentos, a PM intensificou nos últimos dias ações ostensivas em todo o perímetro urbano de Campo Mourão com o intuito de localizar e retirar das ruas criminosos.

Os dados consolidados de 2023 apontam ainda que durante o ano passado, foram feitas 121 prisões de pessoas pelo crime de tráfico de drogas ou envolvimento com o crime. Como resposta ao tráfico, os policiais apreenderam mais de duas toneladas de drogas em 2023, como maconha, crack, cocaína, extasy, entre outros tipos de entorpecentes.

“A colaboração de todos os setores da sociedade é crucial para enfrentarmos esses desafios de maneira eficaz e construirmos um ambiente mais seguro para todos”, afirmou o comando do 11º BPM no comunicado divulgado à imprensa.

Serviço

Denúncias podem ser repassadas pelo número 190, 181 ou aplicativo APP 190.