PM intensifica policiamento em escolas de Campo Mourão e região

O 11º Batalhão de Polícia Militar está intensificando nesta semana ações de prevenção nas escolas municipais e colégios de Campo Mourão e região. Os trabalhos, voltados para a comunidade escolar, são realizados através de policiamento reforçado na entrada e saída de escolares e demais períodos.

Em Campo Mourão, além do policiamento reforçado, a Secretaria Municipal de Educação do município também reforçou medidas de segurança. Entre elas está sendo discutida junto à PM a possibilidade da implantação do ‘botão do pânico’, para o acionamento mais rápido da polícia em casos necessários.

O município informou ainda que todos os portões de todas as escolas públicas ficam trancados. Além disso, servidores foram orientados a só permitir a entrada mediante identificação. “Os prédios também dispõem de câmeras com monitoramento em tempo real tanto pela direção da escola quanto pela empresa contratada, que também oferece serviço tático móvel”, informou a Comunicação da prefeitura por meio de nota.

Na semana passada, o prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, a secretária da Educação, Tânia Caetano, entre outras autoridades participaram de uma reunião com a Polícia Militar para discutir medidas e ações de prevenção que visam aumentar e garantir a segurança no ambiente escolar.

As discussões acerca do assunto ganharam força após a tragédia ocorrida em Blumenau (SC), no último dia 5, em que quatro crianças foram assassinadas em uma creche a machadadas, por um criminoso de 25 anos.

O comandante interino do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Aguinaldo Gentil de Alencar, manifestou que a segurança pública ao entorno de colégios estaduais, escolas municipais e creches já vem sendo reforçada desde 2022, cumprindo ordem do comando geral da PM-PR.

“Para que crianças, adolescentes e bebês (em creches) fiquem seguras, a Polícia Militar está intensificando desde o ano passado patrulhas em frente às instituições de ensino de Campo Mourão e nos 19 municípios de abrangência do 11º BPM”, falou.

Segundo o comandante, com o patrulhamento intensificado, toda pessoa suspeita é abordada. Além disso, informou, a PM tem fotos de todos os locais. Além do patrulhamento ostensivo mais intenso da PM, diretores das instituições de ensino e responsáveis são orientados a manter o controle rígido da entrada de pessoas nestes estabelecimentos. “As ações visam proteger nossas crianças e adolescentes, garantindo que a comunidade escolar de Campo Mourão e região tenha o máximo possível de proteção e tranquilidade”, falou Alencar.