Polícia Civil e Samu salvam bebê após se engasgar em Campo Mourão
Policiais Civis de plantão da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão e Samu, salvaram um bebê que havia se engasgado nesta terça-feira (5). Os agentes foram surpreendidos pelos pais da criança que chegaram desesperados à delegacia.
O bebê tem menos de um mês de vida. Um dos policiais que estavam no local imediatamente iniciou a manobra de Heimlich (técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia).
Enquanto isso, outra equipe de investigadores foi pessoalmente à base do Samu, que encaminhou uma equipe de socorristas para apoio. Com o atendimento ágil, os profissionais conseguiram reverter a situação e a criança voltou a respirar.
Aliviados, os pais do bebê agradeceram as equipes. “O momento foi de muita tensão”, falou um policial que participou da ocorrência.
Orientação
Crianças, principalmente bebês, podem se engasgar ao se alimentar, tomar mamadeira, mamar, ou até mesmo, com a própria saliva, o que pode fazer com que tussa, fique com a respiração mais ofegante ou não consiga respirar.
Nesses casos, é importante seguir algumas orientações para eliminar a causa do engasgo e, assim, o bebê conseguir voltar a respirar normalmente. O primeiro passo após perceber um engasgo, é ligar rapidamente para o 192 (Samu) ou os Bombeiros (193). Em seguida, até que chege o atendimento dos socorristas, deve ser aplicada a manobra de Heimlich.
A técnica ajuda a retirar o objeto que está causando o engasgamento. Para fazer essa manobra deve-se deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente; inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar cinco palmadas com a base da mão nas costas.
Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos, e fazer respiração boca a boca enquanto espera pelo socorro. Mesmo que com estas manobras tenha conseguido desengasgar o bebê é importante ficar atento a ele.