Polícias intensificam operação ‘Zero Grau’ para coibir crimes de trânsito em Campo Mourão
As polícias Civil e Militar de Campo Mourão anunciaram nessa segunda-feira (27) a intensificação da operação “Zero Grau”, voltada ao combate de crimes e infrações de trânsito no município. A ação é realizada com o apoio do Detran. A iniciativa tem como foco coibir manobras perigosas, como empinar motocicletas em vias públicas, além de identificar motoristas conduzindo veículos sem habilitação, evitar que pessoas não habilitadas conduzam veículos e desobediência de ordens de parada durante abordagens policiais, o que tem se tornado cada vez mais comum no município.
A operação foi detalhada em uma coletiva de imprensa pelo delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial (SDP), Nilson Rodrigues da Silva, e pelo comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Aguinaldo Gentil de Alencar, com a presença do chefe do Detran local, Leandro Cristiano da Silva, entre outras autoridades policiais.
O delegado Nilson explicou que a operação é resultado de uma ação coordenada entre as polícias, que vêm monitorando grupos em aplicativos de mensagens usados para marcar encontros e realizar manobras perigosas. “Tudo isso vem sendo monitorado. As fiscalizações estão mais rigorosas e já resultaram na instauração de diversos procedimentos. Fazer com que esses infratores arquem com suas responsabilidades é o nosso trabalho”, destacou o delegado.
“Pegou um cara empinado a moto. É só infração de trânsito? Não. Tem um crime de perigo ali também. Ele tem que ser identificado. Quem é o cidadão? Tem que verificar a legalidade daquele cidadão que está com o veículo. E a moto, como é que está o veículo? Quantas motos já foram apreendidas com ele? Tem que fazer ele ‘sentir na pele’ que ele está sendo processado e que haverá penalidades sim pelo crime que está cometendo”, frisou Silva.
Segundo o delegado, o trabalho está sendo contínuo e centralizado na delegacia para garantir agilidade nos inquéritos e termos circunstanciados. Ele ressaltou que “tem que haver penalidade” para quem “sair da linha”. “O infrator precisa sentir o peso da lei. A operação não vai parar; ela terá continuidade, porque é uma cobrança da sociedade”, reforçou.

O 1º tenente do 11º BPM, Fernando José Weiber da Silva, comandante da 1ª Companhia da PM em Campo Mourão, destacou que a operação surgiu após reclamações da comunidade sobre o barulho e o perigo causado por motociclistas, especialmente durante o chamado “grau de rua”, prática de empinar motos em vias públicas.
“O ‘grau de rua’ é diferente do esporte de wheeling, que é praticado em ambiente controlado. Quando ocorre nas ruas, trata-se de um crime de trânsito. Muitos desses indivíduos ainda respondem por adaptações ilegais nas motocicletas e fuga de abordagens policiais”, explicou o tenente.
Ele informou que em uma das ações recentes, 14 motocicletas foram apreendidas em uma única operação. A Polícia Militar e a Polícia Civil também identificaram perfis em redes sociais usados para exibir manobras ilegais e incentivar o crime, resultando em novos procedimentos policiais.
De acordo com a polícia, durante as operações, os condutores flagrados cometendo irregularidades são conduzidos à delegacia, e os veículos, apreendidos. Além das multas de trânsito, os envolvidos passarão a responder criminalmente por condutas de perigo à vida e à integridade de terceiros.
“Não adianta apenas aplicar multa e liberar o cidadão. Ele precisa ser identificado e responsabilizado. É a forma de mostrar que a lei existe e será cumprida”, ressaltou o delegado Nilson, ao destacar que a operação “Zero Grau” não tem prazo para encerramento e continuará sendo realizada de forma conjunta e permanente em Campo Mourão.
- Homem confessa disparos em prédio em Campo Mourão; polícia descarta atentado contra promotor
- Chamado falso aciona Samu, Corpo de Bombeiros e PM e reforça alerta sobre trotes
A Operação
A Operação “Zero Grau” é voltada à prevenção e repressão de infrações penais e desordens nas vias públicas. A iniciativa busca garantir a tranquilidade da comunidade e coibir comportamentos que colocam em risco a segurança e o bem-estar coletivo. Entre as principais irregularidades flagradas até o momento estão: alterações em escapamentos, manobras perigosas (“grau”) e condução sob efeito de álcool.
“Essas práticas vão além de simples infrações de trânsito — elas afetam diretamente a qualidade de vida da população, especialmente de idosos, crianças e pessoas sensíveis ao ruído. A população tem manifestado crescente insatisfação com o barulho. Famílias pedem o direito de descansar e circular com segurança pelas ruas da cidade”, destacou o chefe do Detran local, Leandro Cristiano da Silva.
Condutores flagrados nessa situação poderão responder pelos crimes de direção perigosa, perigo à vida, desobediência e resistência, entre outros, listou Silva. “A apreensão do veículo e autuação criminal é imediata”, alertou.

