Por telefone, bombeiro salva bebe recém-nascido engasgado em Campo Mourão

Graças a expertise de um Bombeiro, uma criança recém-nascida, um bebê de apenas nove meses, foi salvo após sofrer um engasgamento em Campo Mourão. O atendimento à vítima aconteceu via telefone 193. A situação foi registrada nessa terça-feira (15). A vítima reside no jardim Veneza.

Era logo início de tarde, quando o Corpo de Bombeiros recebeu a ligação dos pais da vítima, que estavam desesperados do outro lado da linha. Após acalmar os familiares da criança, que não sabiam como proceder, ainda por telefone o profissional repassou orientações sobre a realização da manobra de Heimlich, procedimento de desengasgo, para desobstrução das vias aéreas da criança.

Enquanto o profissional falava com os pais por telefone, outra equipe já se deslocava ao endereço. Quando chegou ao local, a criança já havia restabelecido a respiração após o procedimento realizado. O bebê foi encaminhado na sequência pela equipe à Unidade Pronto Atendimento para avaliação médica mais minuciosa.

Orientação

Em caso de engasgamento de bebês, até que a criança receba atendimento médico ou socorro dos Próprios Bombeiros e Samu, coloque o bebê de bruços em cima do braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas).

Vire o bebê de barriga para cima no braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho. Procedimento como este pode salvar uma vida em caso de emergência.