Prefeitura critica Santa Casa de Campo Mourão por suspender serviços: ‘Decisão unilateral’
Após a Santa Casa ter suspendido serviços a partir dessa segunda-feira (20), a prefeitura de Campo Mourão divulgou nota pública à imprensa, criticando a decisão da diretoria do hospital. A administração municipal afirma que não houve comunicado oficial sobre a decisão ao município, que tem contrato com o hospital, o “que configura uma decisão unilateral”
“Também não foram comunicados o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (CRESEMS) e o Poder Legislativo municipal”, disse a prefeitura na nota.
A suspensão dos serviços pela Santa Casa foi comunicada em ofício durante o fim de semana. O hospital alega indisponibilidade de insumos hospitalares para compra no mercado e abastecimento do estoque hospitalar.
Entre os serviços suspensos estão: cirurgias eletivas (SUS e Convênios); serviços ambulatoriais – todas as especialidades incluindo Ciscomcam; estágio curricular (todas as especialidades), além de o centro cirúrgico geral que será desativado provisoriamente transferindo todo o fluxo de urgência e obstetrícia serão redirecionados ao centro cirúrgico obstétrico.
A prefeitura de Campo Mourão afirma na nota que ‘a Saúde pública envolve todas as esferas de governo e não apenas o prestador’, e que reuniões com prefeitos da região e com o governo do Estado foram realizadas para tratar das dificuldades financeiras do hospital.
“Nesses encontros ficou definido que a diretoria da Santa Casa encaminharia documentos solicitados pela Secretaria de Estado da Saúde para avaliação das dificuldades”, ressalta o documento publicado pelo município. Foi informado que o prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, solicitou uma nova reunião com o governo do Estado para discutir o assunto e que o Ministério Público também será comunicado da decisão da Santa Casa.