Presos concluem curso profissionalizante em Campo Mourão

Um grupo de 48 presos da cadeia pública de Campo Mourão II, que fica no Jardim Cidade Nova, concluíram o curso de Qualificação Profissional em Gestão em Empresas. O curso foi disponibilizado pela plataforma de ensino à distância através do telecentro da unidade prisional, que fica no Jardim Cidade Nova. A cerimônia de formatura foi realizada no dia 23 de setembro, na sala de aula da cadeia.

A formação foi possibilitada por meio da parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, Departamento Penitenciário (Depen), a Faculdade Fanduca e a Universal nos Presídios (UNP). O curso foi realizado entre fevereiro a agosto, com apoio voluntário da pedagoga do Complexo Social de Campo Mourão, Michele Golam dos Reis.

“Foi um momento inesquecível para muitos presos, que pela primeira vez tiveram a oportunidade de participar e uma cerimônia de formatura. Mesmo diante das restrições sanitárias, em virtude da pandemia, realizamos esforços para atingir o objetivo do Depen, que é reintegrar o preso à sociedade”, disse o coordenador Regional do Depen, Luciano Brito.

O pastor José Alexandre Pereira, representante da Universal nos Presídios de Maringá, destacou a importância da parceria. “Dar uma oportunidade às pessoas privadas de liberdade, nas quais muitas pessoas não acreditam, é o grande propósito dessa parceria”, ressaltou.

O diretor da unidade, Arnobe Lemes, afirma que atividades educacionais garantem melhoria considerável no comportamento dos presos.