Primeira fase do Enem, neste domingo, mobiliza estudantes na região de Campo Mourão

Será realizada neste domingo (13), a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na região de Campo Mourão mais de 2.500 inscritos farão as provas em Campo Mourão. Em todo o Paraná 145 mil pessoas farão os exames. O Enem avalia o desempenho dos estudantes. É a porta de entrada para o ensino superior. A segunda etapa ocorrerá no dia 20 de novembro.

As provas serão aplicadas na Unespar, Colégio Estadual, Colégio Darcy Costa, Colégio Antonio Teodoro de Oliveira e Colégio Marechal Rondon. Para participar é obrigatório levar um documento oficial de identificação, com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Nesta primeira fase serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e de Linguagens, cada uma com 45 questões objetivas, e mais a redação, que deve ter no máximo 30 linhas. No dia 20 serão avaliadas as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, também com provas objetivas de 45 questões cada.

O Enem é promovido anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). O exame é usado como acesso à educação superior via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa federal que possibilita aos estudantes ingressar nas universidades públicas e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem. Na terça-feira (8), a Polícia Militar fez a escolta de todos os veículos dos Correios que transportaram as provas do Enem para as regiões do Estado onde a avaliação será realizada.

Covid-19

Os candidatos inscritos no Enem que estiverem com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova. Assim como nas duas últimas edições do exame, esses estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas. A reaplicação do Enem será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solicitação da reaplicação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, conforme o edital do exame. Cada pedido será analisado individualmente.

Além da covid serão aceitas justificativas de candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.