Professor é eleito para Academia de Letras de Campo Mourão

O professor Rafael Zeferino de Souza é o mais novo membro da Academia Mourãoense de Letras, sendo eleito para a cadeira número 26, nessa segunda-feira (11). Como candidato único, obteve a maioria absoluta dos votos, assegurando sua posição como imortal. A cerimônia de posse será em
março de 2024.

É tradição da Academia que o presidente comunique, via telefone, o candidato eleito. Ao receber a notícia, Rafael expressou felicidade por agora fazer parte da AML. Na ocasião, destacou seu compromisso em contribuir ‘ativamente para a disseminação da literatura e o estímulo ao desenvolvimento cultural’.

O acadêmico eleito possui uma formação acadêmica, destacando-se como Doutorando em Letras – Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Letras pela mesma instituição e graduado em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Campo Mourão. Sua atuação como professor na Educação Especial e Diretor da Escola Municipal Cidade Nova em Campo Mourão evidenciam sua experiência no âmbito educacional.

Além de suas atividades acadêmicas, o novo imortal apresenta uma expressiva produção científica, com dezenas de artigos publicados em periódicos renomados, incluindo SaBios, Campo Digital e Perspectivas Contemporâneas. Suas pesquisas abrangem temas relevantes, como Literatura de Autoria Feminina Brasileira, Literatura de Cordel de Autoria Feminina e Crítica Feminista. Sua participação como revisor e editor assistente em periódicos importantes reflete seu engajamento na disseminação do conhecimento na área.

Rafael é, ainda, membro ativo de grupos de pesquisa, como o Literatura de Autoria Feminina Brasileira (Lafeb) e o grupo de pesquisa sobre Cartografias Literárias na América Latina. Essa participação evidencia seu comprometimento com a produção acadêmica e o intercâmbio de ideias no ambiente acadêmico.