Professoras da educação básica têm até hoje para concorrer à vaga no Clube das EstrELAS

Encerram nesta quarta-feira (25) as inscrições para professoras da rede básica de educação autodeclaradas negras, pardas ou indígenas concorrerem a uma vaga para atuação no projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Campo Mourão, denominado “Clube das EstrELAS: Elas na Astronomia”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas acessando aqui.

A atuação acontecerá no segundo semestre de 2025, com bolsa mensal de R$ 770,00, auxiliando na execução das atividades planejadas pela equipe do projeto. A seleção ocorrerá por meio de entrevista no dia 28 de junho (sábado), das 8 às 12 horas, na UTFPR. Nesse dia, as candidatas devem comparecer à instituição portando documento pessoal, autodeclaração racial e comprovante de vínculo com a educação pública.

A autodeclaração é a mesma utilizada no processo de seleção das alunas bolsistas do programa, que já foi encerrado, e está disponível no edital.

Além de ser exclusiva para docentes negras, pardas ou indígenas da educação básica, há preferência para profissionais das áreas de Ciência e Tecnologia, com disponibilidade para encontros aos sábados no período da manhã.

O projeto

O “Clube das EstrELAS: Elas na Astronomia”, coordenado pela professora doutora Camila Maria Sitko, do Departamento de Física e do Polo Astronômico Rodolpho Caniato da UTFPR – Campo Mourão, é um projeto de extensão que visa incentivar a entrada e permanência de meninas nas áreas de ciências, exatas, engenharias e computação.

Criado em 2022, o projeto foi inicialmente interno, mas em 2025 passou a incluir a comunidade externa. Atualmente, 26 meninas entre 14 e 16 anos, além de professoras da rede básica, graduandas e docentes da UTFPR, participam da iniciativa.

O objetivo é fomentar pertencimento ao universo acadêmico, especialmente em áreas majoritariamente masculinas. A ação tem apoio da Itaipu Parquetec e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), devido ao seu caráter social.

Os encontros quinzenais aos sábados ocorrem na própria UTFPR, onde as participantes aprendem sobre Astronomia e também discutem temas sociais e de gênero, visando ao empoderamento e à valorização da mulher na ciência.

Serviço

• As inscrições devem ser feitas acessando aqui.
• Dúvidas: [email protected]
• Instagram: @poloastronomico_rcaniato