Profissionais recebem capacitação sobre revelação espontânea de vítimas de violência
O município de Campo Mourão, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seaso) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, está realizando uma capacitação sobre revelação espontânea para a não revitimização da violência contra crianças e adolescentes.
O treinamento, que está sendo realizado desde segunda-feira (29), no auditório do Centro Universitário Integrado, deve atender cerca de 800 profissionais da Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança Pública, Conselho Tutelar e Ministério Público.
A gerente da Gestão da Proteção Social Especial da Seaso, Paula Vanalli, explica que o treinamento é de fundamental importância na qualificação dos profissionais para acolher, proteger e garantir segurança para crianças e adolescentes.
“Esses profissionais estão nas escolas, nas UBS, nos Cras, na delegacia, em diversos cenários e precisam estar preparados tecnicamente para ouvir e acolher as revelações sobre a violência de forma protetiva, sem julgamentos, sem culpabilização nem questionamentos. Eles precisam saber como devem relatar o que a criança contou para poder encaminhar esse relato de forma correta à rede de proteção”, diz.
A Lei nº 13.431/2017 reconhece a revelação espontânea, que é um relato feito pela vítima ou testemunha de violência por iniciativa própria a um profissional ou a qualquer pessoa de sua confiança, independentemente de sua formação ou especialidade.