Projeto deseja aumentar reeleição de diretores em Campo Mourão

Em 2013 uma lei passou a valer para diretores de escolas municipais de Campo Mourão. Ela prevê que, assim como o prefeito, ocupantes dos cargos possam reeleger-se apenas uma vez. Mas, ao que tudo indica, alguns estão tentando mudar as regras. Isso se mostra no projeto de lei 70/ 2020, em trâmite na Câmara de Vereadores, que sugere alterar o dispositivo em vigor. O que se deseja, agora, é fazer com que diretores possam concorrer sem limite de tempo aos cargos. 

Para exemplificar o que acontece hoje. “Fulano de Tal” venceu a eleição a diretor da escola “X”. Então passa a dirigir a unidade por quatro anos. Ele também tem o direito a tentar a reeleição, por mais quatro anos. Chegando a um total de oito no cargo. E só. Como um prefeito. O novo projeto pretende fazer com que o mesmo “Fulano de Tal” possa continuar se candidatando e ganhando. Ou seja, de uma certa forma, se “perpetuando” na direção de uma escola. Uma espécie de Evo Morales mourãoense.

Vereador e, também professor em Campo Mourão, Cícero Pereira de Souza, diz que a nova alteração já passou por algumas comissões da Câmara. Sendo aprovada. No entanto, ele pediu vistas quando o documento chegou a sua comissão, a de Educação. “Pedi mais informações à Secretaria de Educação e ao município. Quero saber se a comunidade tem conhecimento dessa mudança. E se as pessoas assim a querem”, explicou.

Após receber as informações necessárias, Cícero dará seu parecer sobre a questão. Embora já tenha deixado claro ser contrário à mudança. O projeto de lei está assinado pelos vereadores Edoel Rocha, Elvira Schen, Sidnei Jardim, Edilson Martins, Cabo Cruz, Tucano e Edson Batilani (in memorian).