Projeto do IDR deixou mais de 100 minas protegidas na Comcam só neste ano; meta é 1.800 até 2026

Como parte das comemorações do Dia da Árvore, celebrado nessa quinta-feira (21), o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), escritório regional de Campo Mourão, participou de uma ação que aconteceu em todo o Paraná com trabalhos de recuperação de minas em vários municípios. Na Comcam, em parceria com as prefeituras, foram recuperadas do início do ano até agora 101 nascentes. Até 2026, a meta é que 1.800 nascentes estejam protegidas em todos os 25 municípios de abrangência da microrregião, média de 75 por cidade.

A mobilização envolveu técnicos regionais do IDR-Paraná, prefeituras, faculdades, sindicatos, entre outros parceiros. “Os extensionistas foram a campo. Foram realizadas oficinas de capacitação e treinamento para multiplicadores da técnica de solo cimento em vários municípios”, explicaram o gerente regional de extensão rural, Jairo Martins de Quadros e o chefe do núcleo regional da Seab, João Ricardo Barbosa Rissardo, que acompanharam os serviços em Boa Esperança, junto com prefeito da cidade, Joel Buscariol.

Na ocasião, foi feita a proteção da nascente que abastecia a população local até pouco tempo e que agora fornece água para o viveiro municipal. “Várias frentes de trabalho buscam concluir a proteção destas minas como parte da ação das 1.000 minas, estamos com mobilização em quase todos os municípios da região nesta data, alguns já concluíram a tarefa, nossa equipe está de parabéns pelos resultados apresentados e pelas parcerias estabelecidas”, avaliou Quadros.

Ele agradeceu ainda a parceria dos municípios e da própria população em geral engajada nos trabalhos. “Os produtores irão receber posteriormente R$ 1 mil por serviços ambientais na proteção deste recurso essencial para a vida no planeta, que é a água”, ressaltou o gerente.

Paraná

Em todo o Estado, IDR-Paraná concluiu o projeto de mil fontes de água protegidas neste ano. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Proteção de Nascentes, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, que tem a meta de preservar 30 mil fontes e minas d’água até o fim de 2026.

Segundo o IDR, as mil nascentes protegidas são resultado de um esforço de um mutirão organizado entre os técnicos do Instituto e entidades parceiras. A intenção do programa é melhorar a qualidade da água usada pelas famílias rurais paranaenses e garantir o abastecimento nas propriedades. Trata-se da maior iniciativa já realizada de proteção de nascentes no País, com a ação atendendo, neste primeiro momento, cerca de três fontes em cada município. Todas as fontes serão georreferenciadas e as informações serão colocadas no site do IDR-Paraná.

Para a proteção das nascentes, foi usada uma técnica à base de solo-cimento, bastante difundida no meio rural e usada há anos pela extensão rural. A fonte passa primeiramente por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, são colocados canos de abastecimento das caixas d’água. Por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento.