Projeto Semeando Campeões realizará IV Copa Kids de Jiu-Jitsu em Campo Mourão

O Projeto Semeando Campeões (PSC) de Jiu-Jitsu de Campo Mourão realizará, neste sábado (16), a 4ª edição da Copa Semeando Campeões Kids. A competição acontecerá no Ginásio de Esportes JK, com início às 13 horas. São esperados mais de 100 competidores do município e região.

De acordo com o professor Ricardo Batista, faixa preta de Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ), bacharel em Educação Física e instrutor no PSC, falou sobre o objetivo da copa. “O foco da Copa Kids sempre foi proporcionar uma experiência de campeonato aos alunos dos projetos sociais de CM e região que não têm a oportunidade de participar dessas competições devido aos altos custos de inscrição, deslocamento e alimentação”, explicou.

O professor acrescentou que este ano o evento também foi aberto às escolas particulares de BJJ, mediante pagamento de um valor de inscrição ‘bem abaixo’ dos outros campeonatos regionais. Já para os projetos sociais, a inscrição foi gratuita.

Para a realização do evento, o PSC conta com o apoio da Fecam (Fundação de Esportes de Campo Mourão) e do Centro de Treinamentos em Lutas Uchoa Dojo, assim como de várias empresas que custearam a compra das medalhas, lanches, frutas, açaí e brindes para todos os competidores.

Batista aproveitou o espaço para convidar interessados a prestigiarem o evento esportivo e a contribuírem com ação social que será realizada posteriormente. “Convidamos toda a população para assistir os combates, conhecer um pouco mais da ‘arte suave’ e, este ano, colaborar com a área social, trazendo água de coco, gelatina, café ou um quilo de alimento não perecível para o ginásio durante a realização do evento”, solicitou, ao completar que os itens arrecadados serão doados ao Hospital Santa Casa e/ou direcionados à ação social da Primeira Igreja Batista (PIB).

Em função da pandemia de Covid-19, em 2020, as aulas aconteceram de forma on-line por um período e voltaram presencialmente, com restrições, a partir de 2021.

História do PSC de Jiu Jitsu de CM

De acordo com Ricardo Batista, o PSC iniciou em 2018, com aulas de Jiu Jitsu Brasileiro (BJJ) para alunos de 8 a 14 anos. Naquele momento, as instruções eram ministradas nas dependências da Escola Municipal Monteiro Lobato, por iniciativa de dois instrutores: ele próprio (na época, faixa roxa) e Dionata Benedito (que, naquele período, era faixa azul), com o apoio da diretoria da instituição de ensino.

Em 2019, foi realizada a I Copa Semeando Campeões Kids de Jiu Jitsu, na quadra de esportes dessa escola, com pouco mais de 50 competidores. Já em 2020, em função da pandemia de Covid-19, as aulas passaram a ser realizadas de forma on-line.

Ainda assim, nesse ano, foi possível executar a II Copa Semeando Campeões Kids, porém em uma modalidade diferente. Devido às restrições da época, que não permitiam combates, foi realizado um campeonato de Kata, em que um atleta sozinho fazia demonstrações de movimentos de defesa e ataque. Participaram 26 competidores.

Em 2021, as aulas presenciais foram reiniciadas, ainda com limitações. No entanto, as dependências da escola não estavam mais disponíveis. Nesse momento, o pastor Gustavo, da Primeira Igreja Batista (PIB), ofereceu um salão para que as aulas tivessem continuidade. Atualmente, o projeto tem uma sala exclusiva no PIB e recebe apoio da instituição religiosa.

Por sua vez, em 2022, o Centro de Treinamento (CT) do Jardim Lar Paraná também passou a atender 6 alunos, na Associação de Moradores da localidade. No final do mesmo ano, foi promovida a III Copa Kids do PSC no Ginásio de Esportes JK. Nessa edição, participaram aproximadamente 100 competidores.

Assim como nas outras realizações do evento, não foi cobrada taxa de inscrição. Além disso, as crianças receberam lanche, frutas e água sem custo. Em todas as edições, a equipe que trabalhou foi de forma voluntária. Batista destacou que o PSC não faz arrecadações, apenas recebe apoio de algumas empresas que acreditam na iniciativa.

O projeto atualmente

Atualmente, as aulas continuam sendo ministradas, de forma gratuita, pelos professores Batista e Benedito (atual faixa marrom). O projeto é destinado a crianças de 8 a 14 anos. Os treinamentos acontecem em três dias da semana, em dois espaços diferentes. Nas segundas e terças-feiras, às 18h30, as aulas são oferecidas na Associação de Moradores do Lar Paraná. Nas terças e quintas-feiras, às 19 horas, são realizadas nas dependências da PIB.

Além de participarem de campeonatos regionais, os alunos também se envolvem em eventos internos, como festa junina, treino dos pais, confraternização de encerramento de ano letivo, entre outros. O instrutor ressaltou que tudo isso só é possível graças ao apoio de empresários que acompanham o projeto. “Eles participam ativamente dos eventos e colaboram mensalmente para ajudar e custear essas ações”, falou, com gratidão.

Hoje, o projeto conta com 25 crianças no CT da PIB e 15 no CT da Associação de Moradores. Além disso, 12 adolescentes, de 15 a 17 anos, remanescentes do PSC, são bolsistas que treinam na Gracie Barra Campo Mourão CT, centro supervisionado pelo professor e atleta faixa preta Daniel Ramos.