Provas do Encceja serão aplicadas no domingo em 7 locais em Campo Mourão

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas no próximo domingo (29). Embora vá ser aplicado em 2021, a edição é referente a 2020. A prova chegou a ser marcada para 25 de abril deste ano, mas foi adiada em razão da alta de casos de Covid-19.

Em Campo Mourão, os exames serão aplicados nos colégios Antônio Teodoro de Oliveira (Lar Paraná), Colégio Estadual de Campo Mourão (Centro), Marechal Rondon (Centro), Unidade Polo (Vila Urupês), Ivone Castanharo (Jardim Tropical I), Novo Horizonte (Jardim Santa Cruz) e Darci Costa (Conjunto Parigot de Souza).

A prova concede certificação do ensino fundamental ou do ensino médio a pessoas que não terminaram o ensino regular em idade regular. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ajustou o cronograma de aplicação levando em consideração o cenário da pandemia.

As provas serão realizadas das 9 às 13 horas e das 15h30 às 20h30. Porém, os portões serão fechados às 8h45 e 15h15. De acordo com o edital, os candidatos podem fazer pedido de reaplicação do exame até cinco dias após a prova. O resultado ainda não tem data definida pelo Inep, mas as notas do ensino médio costumam sair em novembro, enquanto o desempenho do ensino fundamental é divulgado em dezembro.

No total, são quatro provas objetivas compostas por 30 questões de múltipla escolha. Os alunos também são avaliados por uma redação que pode ter até 30 linhas no estilo dissertativo-argumentativo. As provas para o certificado do ensino fundamental são: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história, geografia e redação.

Já para o certificado do ensino médio exige provas de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação. Para obter o certificado, o participante deverá atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das provas, que têm valor máximo de 180, e na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5 pontos.

Encceja

O Encceja é um exame gratuito, de participação voluntária, destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. As provas avaliam os conhecimentos dos candidatos em cada área de conhecimento. Diferentemente de um vestibular, não há um limite no número de aprovados: todos os que atingirem a pontuação mínima exigida terão direito ao certificado. O documento tem a mesma validade de um diploma de ensino fundamental ou médio.

Na prática, isso significa que alunos que na data de realização do exame têm no mínimo 15 anos completos – para o ensino fundamental – e no mínimo 18 anos completos – para o ensino médio –podem fazer a prova e concluir o nível de ensino sem precisar passar pelas séries regulares.

Assim, o aluno que conseguir a certificação de conclusão de ensino fundamental pode ingressar no ensino médio e aquele que for certificado quanto a conclusão do ensino médio, se assim desejar, pode ingressar no ensino superior. Até 2017, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) servia para dar certificado do ensino médio, mas desde a edição de 2018 ele perdeu esta função.

Ao todo, estão confirmados neste ano 1.630.046 participantes. Não há números oficiais divulgados de participantes na região da Comcam. A maioria (1.328.608) fará a prova para obter certificado do ensino médio e tem mais de 18 anos. Outros 301.438 farão provas para a proficiência do ensino fundamental e têm mais de 15 anos.

Como é um exame de proficiência, ou seja, mede os conhecimentos adquiridos em cada área, é possível pensar a prova em módulos separados. O candidato pode, em uma edição, ter nota suficiente para obter certificado em história e, no ano seguinte, fazer as demais onde não pontuou o mínimo necessário. Cabe a ele selecionar no ato da inscrição os campos de conhecimento nos quais ainda não tem certificado.

O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao Encceja. Mais informações podem ser obtidas no site do Inep portal.inep.gov.br.