Psicóloga dá dicas para garantir a saúde mental durante a pandemia

A pandemia de Coronavírus alterou a rotina da maioria das pessoas e despertou emoções que, para muitos, podem se transformar em doenças, especialmente psicológicas. Em vídeo gravado em uma página da Fundação de Esportes de Campo Mourão, a psicóloga mourãoense Naiara Maiante Laverde dá algumas dicas de atividades ou atitudes para ajudar a manter a saúde mental.

“Como estamos imersos de informações negativas às vezes desviamos o foco do lado positivo. Enxergar o lado bom das coisas faz o organismo liberar substâncias químicas positivas. Sei que é difícil neste momento, mas é importante, porque o que vai ficar serão as lições que tirarmos”, orienta a profissional.

Outra recomendação é preencher o dia com coisas que causem boas sensações, como música, contato com o meio ambiente ou dança, por exemplo. “Isso vai liberar a endorfirna, que é a sensação de bem estar”, explica. Segundo ela, o contato com pessoas positivas, mesmo que à distância, e a prática de boas ações também ajudam.

Outra dica é sair da zona de conforto e buscar novas alternativas para aquilo que a pessoa acha que não pode fazer. “É difícil para algumas pessoas. O home office é um exemplo e a gente consegue fazer isso com outras coisas”, acrescenta. 

Boa alimentação e consumo de água também ajudam a mente a manter-se saudável. “Trinta por cento dos nutrientes que consumimos vão para o nosso cérebro. A falta deles pode ocasionar doenças degenerativas como Alzheimer”, revela. Atividade física deve ser adotada como rotina, pois libera a cerotonina, responsável pelo humor, sono e temperatura corporal e também é uma forma de sair da zona de conforto.

Dormir bem também está entre as principais dicas. “O período de descanso é quando nosso corpo está se regenerando. É quando o cérebro mais trabalha, armazenando o que precisa e descartando o que deve ser descartado”, complementa Naiara.