Público da 2ª edição de evento de Altas Habilidades/Superdotação supera expectativas

Com de mais de 230 participantes, o II Encontro Regional de Altas Habilidades/Superdotação superou as expectativas dos responsáveis. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (7) e foi organizado pelo Colégio Estadual de Campo Mourão, com apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) e da Secretaria Municipal de Educação da cidade.

O público foi formado por alunos, professores, gestores e demais funcionários de mais de 15 escolas e colégios da rede pública municipal e estadual de Campo Mourão e região. Também estiveram presentes autoridades e famílias, que prestigiaram as exposições e apresentações dos alunos com Altas Habilidades (AH)/Superdotação (SD).

Segundo os organizadores do evento, as atividades contemplaram exposições de projetos de pesquisa; projeto científico premiado na II Feira do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (FENAAH/S); medalhas recebidas em olimpíadas do conhecimento; artes plásticas, como desenhos, pintura em tela, esculturas; apresentações de danças; apresentações musicais de canto, fanfarra, instrumentos musicais, dublagem; declamação de poesias em língua portuguesa e inglês.

Antes de apresentar os projetos no evento, os alunos realizam trabalhos de pesquisa, elaboração de materiais, como slides e maquetes, para enriquecimento curricular. A partir disso, fizeram apresentações para os seus colegas e professores, para depois demonstrarem em exposições e feiras de conhecimento.

Solano (primeiro à direita da foto), apresentou um trabalho acadêmico sobre o Egito com seus colegas

Mãe comenta experiência do filho sobre participação no evento

Solano Loch Antunes de Souza, aluno da Sala de Altas Habilidades/Superdotação do Colégio Estadual de Campo Mourão, foi um dos participantes do evento. Ele apresentou um ‘trabalho acadêmico’ que desenvolveu com alguns colegas. A mãe do menino, Silvana Loch, falou da experiência com muito orgulho.

Apesar de ter apenas 12 anos e estar finalizando o 6º ano do Ensino Fundamental, a área de altas habilidades de Solano foi identificada como a acadêmica, conforme explicou a mãe do estudante.

Silvana ressaltou a importância de o filho estudar em uma escola pública que oferece atendimento especializado, pois, assim, é possível fazer um trabalho direcionado para várias áreas com todos os alunos.

“A área do meu filho é a acadêmica, mas aí também ele passa pelas outras áreas, de desenho, pintura, expressão corporal, dança, todas as outras”, disse, ao destacar que não é reforçada apenas a alta habilidade de cada aluno, mas o horizonte deles também é aberto para outros conhecimentos.

Este é o primeiro ano que Silvana e Solano participam do evento. A mãe só tem elogios ao filho e ao evento. “Apesar de todas as dificuldades que se têm na educação pública e a desvalorização histórica, ela oferece ensino de qualidade”, destacou, ao complementar que, para as crianças e adolescentes que participam de encontros como esse, é muito importante para eles aprenderem a se expressar.

Já para a sociedade em geral, a mãe de Solano considera que momentos como esse, abertos à toda a comunidade, são necessários para que as pessoas conheçam uma das ações que a escola pública faz, investindo em ciência, conhecimento também para alunos com altas habilidades e superdotação.