Quartel de Campo Mourão recebe 28 novos bombeiros: ‘Dia histórico’, diz comandante

O 5º Grupamento Regional do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, recebeu nesta terça-feira (6), 28 novos soldados para reforçar o efetivo no município e região. O grupo é composto de 24 homens e quatro mulheres. A TRIBUNA já havia divulgado, em primeira mão, reportagem na última semana sobre os novos bombeiros militares para a região.

O comandante do quartel em Campo Mourão, capitão Anderson Luiz Feijó, que apresentou os reforços no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), definiu o dia como histórico ao município. “Um dia histórico para Campo Mourão. São soldados bem preparados para reforçar a tropa e melhorar o atendimento da população”, resumiu Feijó. Após apresentados no quartel, os novos soldados já entram na escala de serviço

O reforço na corporação foi possível graças à formação de 419 novos bombeiros militares pelo Governo do Paraná. Os profissionais já estavam atuando com bombeiros veteranos em outras unidades, como Maringá, por exemplo, para adquirir experiência e assim desembarcar na cidade.

Os novos bombeiros atuarão em todas as áreas de salvamento como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca, resgate e salvamentos em diferentes situações. Capitão Feijó informou que dos 28 profissionais, 16 ficarão lotados em Campo Mourão e outros 12 na Unidade de Goioerê.

Atualmente, Campo Mourão tem um efetivo de 28 bombeiros militares. Destes, 6 deixarão a cidade, retornando aos seus municípios de origem, e outros dois se aposentarão por tempo de serviço. “De qualquer modo teremos um saldo positivo de 20 bombeiros novos para a unidade. Um reforço importante que fará toda a diferença nos atendimentos”, observou o comandante.

Feijó informou que dos 28 novos profissionais que vêm para região, quatro são bombeiras. Elas vêm das cidades de Cianorte, Paranavaí e Maringá. Atualmente, Campo Mourão já tem duas mulheres bombeiras que serão transferidas à Unidade de Maringá.

Com os novos reforços, ao todo, o 5º Grupamento que envolve Campo Mourão e Goioerê, além dos Postos de Brigada de Roncador e Ubiratã, a região da Comcam passará a contar com um efetivo total de 50 bombeiros militares.

A expectativa é que a região seja contemplada futuramente com mais bombeiros militares com anúncio de abertura de novo concurso para 130 vagas, pelo Governo do Paraná. A perspectiva é que o edital do certame seja publicado até setembro deste ano. Estes novos profissionais serão alocados às unidades com os menores efetivos.

Os municípios atendidos pelo 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão são: Altamira do Paraná, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Iretama, Janiópolis, Luiziana, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Roncador e Ubiratã. Todas estas cidades envolvem uma população de mais de 330 mil habitantes.