Quinta-feira Santa marca o início do Tríduo Pascal

Nesta quinta-feira (28), será iniciado o Tríduo Pascal com a Santa Missa do Lava-Pés, celebração conduzida por Dom Bruno Versari, Bispo Diocesano. A missa será realizada às 19h30, na Catedral São José, em Campo Mourão.

Com a missa da ceia do senhor, a igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a última ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai seu corpo e sangue sob as espécies de pão e do vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem. Nessa missa, faz-se portanto a memória da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio”, comentou o bispo.

Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o gesto de Jesus na última ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. No final da missa faz-se a chamada procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar mor da Igreja para um lugar onde se tem o costume de fazer a Vigília Eucarística do Santíssimo até a celebração da Sexta-feira da Paixão.

O Tríduo Pascal é um momento importante no calendário litúrgico da Igreja Católica. Esse é um período de reflexão, meditação e oração. Somos convidados a se unir em comunidade para celebrar a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal é um período de três dias que começa na Quinta-feira Santa e termina no Domingo de Páscoa. Durante este período, celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Quinta-feira Santa marca o início do Tríduo, quando a igreja relembra a Última Ceia de Jesus com seus discípulos e a instituição da Eucaristia.

Na Sexta-feira Santa, recordamos a crucificação e a morte de Jesus na cruz. É um dia de jejum e abstinência em que a igreja se reúne para meditar sobre a paixão e o sacrifício de Jesus. No Sábado Santo, a igreja espera pela ressurreição de Jesus, mantendo-se em vigília durante a noite. Finalmente, no Domingo de Páscoa, celebramos a ressurreição de Jesus Cristo e sua vitória sobre a morte.