‘Recicla Pets’: Sema define local e horário para destinação de tampinhas para projeto

A prefeitura municipal de Campo Mourão, por meio da Sema (Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal), com apoio da PAIS (Associação dos Protetores de Animais Independentes), está promovendo o “Recicla Pets”. Trata-se de uma ação “dois em um”: ao mesmo tempo, é possível ajudar os animais e contribuir com a preservação do meio ambiente. A entrega das tampas plásticas, de todos os tipos, será nesta quinta-feira (4), das 8 às 15 horas, no Complexo de Lazer JK. O lançamento do projeto acontecerá a partir das 10 horas.

Haverá, ainda, a premiação de uma bike para quem levar a maior quantidade, em quilo, de tampinhas. Além disso, todos os que levarem os objetos nesse dia também concorrerão a outra bicicleta, mediante cupom entregue nesta quinta-feira. A data foi pensada por marcar o Dia Mundial dos Animais de Rua.

Após a arrecadação, as tampinhas serão vendidas, e o valor integral será revertido para a castração de cães e gatos abandonados. Isso poderá incluir, também, medicação, determinados exames pré-operatórios, entre outras necessidades. “Quanto mais tampinhas arrecadar, mais animais serão castrados e, por consequência, a gente vai estar tirando essas tampinhas do meio ambiente”, disse Amanda Tonet, voluntária da PAIS.

Podem ser doadas tampinhas de todo tipo de produtos: manteiga, margarina, requeijão, suco, leite, cosmético, creme, shampoo, condicionador, desodorante, acetona, detergente, desinfetante, produtos de limpeza em geral etc. Essa é a primeira vez que o projeto está sendo colocado em prática no município. “Futuramente, vão ter pontos de arrecadação”, adiantou Amanda.

O projeto

O projeto “Recicla Pets”, que está presente em diversos locais do Brasil, com diferentes nomes, também está sendo implantado em Campo Mourão. “Tem dado certo em vários locais”, ressaltou Amanda, ao complementar que os envolvidos com a causa animal acreditam que essa iniciativa também pode ser uma forma ampliar as castrações em Campo Mourão para mais animais.

A voluntária citou alguns exemplos de benefícios que a castração, sobretudo de animais que estão nas ruas, podem proporcionar ao município. “Evita abandono e o aumento desses animais, além do que um pet castrado é mais fácil de ser adotado”, falou.

PAIS

Atualmente, a PAIS abriga cerca de 350 animais, entre cães e gatos. Eles estão distribuídos, sobretudo, em lares temporários e no Canil Municipal, que hoje terceiriza o serviço para a associação. “Claro que o animal recém-resgatado atropelado, ferido, vítima de maus-tratos precisa de uma atenção maior. Então, ele acaba indo para um lar temporário até se recuperar e possivelmente ser adotado”, explicou Amanda.

A voluntária comentou que há várias fêmeas no cio que foram resgatadas recentemente. “Elas futuramente podem ser castradas com a verba desse projeto”, enfatizou. Para alimentar os animais, é necessária uma quantidade diária de cerca de 300 quilos de ração. “Alguns lugares, os voluntários acabam comprando a ração e ajudando também”, falou.

Os altos custos necessários para manter os bichinhos com saúde não se restringem à alimentação. Muitas vezes, também são necessários investimentos com medicamentos, atendimento veterinário, controle de pulgas e carrapatos, além de outras necessidades.

Serviço

A PAIS é uma Organização Não Governamental (ONG) que conta com o apoio do poder público e da comunidade para se manter. Para acompanhar as ações realizadas pela entidade, assim como se tornar um voluntário ou contribuir com a causa, interessados podem acessar o Instagram oficial da associação, @pais_cm.