Região de CM recebeu mais 6.966 doses de vacinas contra Covid-19 nesta semana

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão recebeu nesta semana mais 6.966 vacinas contra a Covid-19. Foram 3.510 doses da CoronaVac pediátrica;2.790 doses da Pfizer pediátrica, e 666 vacinas da Pfizer para aplicação da segunda dose. As vacinas já foram decentralizadas aos municípios.

Para todas as 22 regionais de Saúde foram encaminhadas 263.440 imunizantes. A remessa contemplou vacinas para segunda dose e dose de reforço da Pfizer (adulto e pediátrica), CoronaVac (pediátrica) e AstraZeneca.

Para o público infantil, foram destinadas 227.944 doses para D2, sendo 169.254 CoronaVac e 58.690 vacinas da Pfizer. Outras 33.012 Pfizer foram distribuídas para a aplicação da segunda dose da população a partir de 12 anos de idade. Já para a dose de reforço das pessoas acima de 18 anos foram enviadas 1.800 doses AstraZeneca e 684 Pfizer.

Nessa remessa, o público principal são as crianças que já tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Os responsáveis devem ver as cadernetas ou o aplicativo da saúde e verificar se já está na data correta para levar seus filhos.

O Ministério da Saúde confirmou o envio de mais 97.000 vacinas pediátricas da Pfizer. Os imunizantes estão previstos para chegar nesta quinta-feira (24), em Curitiba.

A Saúde chama atenção da população para que conclua o esquema vacinal. Dados divulgados pela Sesa nesta semana, apontam que 70% dos moradores, público-alvo da vacinação contra a Covid-19, dos municípios de Altamira do Paraná, Nova Cantu, Corumbataí do Sul, Janiópolis e Mamborê receberam a primeira e segunda dose da vacina e não retornaram às unidades de saúde para a dose de reforço (3ª dose). Os dados são preocupantes. Em todo o Paraná, 3.862.627 de pessoas tomaram a primeira e segunda doses (esquema primário completo) e por algum motivo não especificado não retornaram para a dose de reforço no prazo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS).

Após a conclusão do esquema vacinal, é recomendada ainda uma dose de reforço quatro meses após a terceira dose (ou dose adicional). Essa orientação já vale para a população adulta, com mais de 18 anos, com alto grau de imunossupressão. A vacinação para o público adolescente imunocomprometido deve ser feita obrigatoriamente com a vacina da Pfizer.