Região prossegue com ações da campanha “Agosto Azul”
A região de Campo Mourão prossegue com as ações do Agosto Azul, mês dedicado à saúde do homem. O tema deste ano é “Homem, torne a sua vida melhor! Cuide da sua Saúde”. Em Campo Mourão, por exemplo, as Unidades de Saúde irão atender nesta quarta-feira (25), das 16h30 às 20h30. Além de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, serão realizadas consultas médicas, pedidos de exames, vacinação e orientações.
Também haverá atendimento odontológico nas unidades de Saúde dos bairros Tropical, Paulista, Avelino, Cidade Nova, Perdoncini, Copacabana e Centro Social Urbano. “O intuito é trabalhar a prevenção para reduzir estatísticas negativas de doenças que acometem o público masculino”, comentou a coordenadora da Atenção Básica de Campo Mourão, Suelen Lima.
Durante todo o mês de agosto, a 11ª Regional de Saúde está incentivando os municípios a promoverem atividades referentes ao tema. Várias cidades vêm realizando ações diferenciadas. Em Engenheiro Beltrão, o município realizou na última semana testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial e entrega de preservativos nas unidades de saúde.
A Coordenadora de Saúde do Homem da 11ª Regional de Saúde, Maria Elizabete Silva Barbosa, afirma que “Trabalhar com a prevenção e a promoção em saúde, é o caminho correto. É através da procura pelos serviços, nas unidades básicas, com mais regularidade, pela porta de entrada do SUS, ou seja, a Atenção Primária à Saúde, que se pode evitar diversos problemas e agravos das doenças”, destacou.
Ela lembrou que o principal objetivo da campanha é motivar uma mudança cultural para que os homens procurem atendimento médico e se dediquem de fato à sua saúde, atentando-se para alguns cuidados fundamentais, como controle de peso através dos cuidados com a alimentação e prática de exercícios físicos e evitarem o tabagismo e o alto consumo de bebidas alcoólicas, são medidas que diminuem a morbidade e a mortalidade por doenças de diversos âmbitos. “Todos devem buscar atendimento regularmente, trabalhando com a prevenção e promoção à saúde”, destacou.
Entre a população masculina do Paraná estima-se 18.710 novos casos de câncer a cada ano, de 2020 a 2022, com 3.560 de câncer de próstata, 1.250 de câncer de cólon e reto, 1.180 de traqueia, brônquios e pulmão, 900 de estômago e 720 de esôfago. “A adoção de hábitos de vida saudáveis, prática de atividade física regular, alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são decisivos para diminuir a incidência e o agravamento de doenças neste público”, falou, ao comentar que a detecção precoce aumenta as chances de cura com um tratamento eficaz.
O Agosto Dourado foi instituído em 2012 no estado do Paraná para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem. O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.