Região receberá 920 doses para vacinação contra Covid de trabalhadores da educação
A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa/PR), anunciou que enviará à 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, 920 doses da vacina contra coronavírus (Covid-19) para serem distribuídas aos municípios da Comcam para o início da imunização em trabalhadores da educação. O imunizante deve chegar na região ainda nesta quarta-feira (5).
Na Comcam, o público total estimado somente de professores é de pouco mais de 4,7 mil profissionais, que devem tomar a vacina. Neste primeiro momento serão vacinados aqueles com idades entre 55 a 59 anos. Esse lote inicial vai ser voltado aos profissionais do ensino fundamental, médio e Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs.
A vacinação para este público iniciará em todo o Estado com a retomada gradativa às aulas presenciais da rede pública de ensino, a partir de 10 de maio. De acordo com a Sesa, as doses fazem parte da última remessa de vacinas da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz que chegou ao Estado na segunda-feira (3).
A estimativa da Saúde é que sejam vacinadas ainda nesta semana, no Paraná, 32.760 trabalhadores da educação. O quantitativo de doses corresponde a 15,5% dos trabalhadores da educação previstos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, estimado em 210.897 pessoas. O número leva em consideração profissionais das redes públicas (estadual e municipal), privada e da assistência social – são em torno de 90 mil educadores e assistentes ligados apenas à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
A partir de agora todas as remessas de vacinas que chegarem ao Paraná terão um porcentual de doses separado para a educação. É essa taxa de imunização, aliada ao diagnóstico diário da circulação da doença e dos números de leitos disponíveis, que vai balizar o avanço no retorno presencial de alunos e professores.
Ainda segundo a Sesa, serão levados em consideração dois critérios nas próximas divisões dentro do grupo de trabalhadores da educação. Além da idade, com a redução da faixa etária conforme a quantidade de vacinas, quem já retomou o trabalho presencial nas escolas passará a ter prioridade.
Vacinação em gestantes
O Paraná dará início à imunização contra covid também de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, grávidas e puérperas. Foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado 391.500 doses da Covishield, da Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, que somadas às 14.600 unidades da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan/Sinovac, entregues no sábado (1º), totalizam 406.100 doses disponíveis para aplicação na população.
As vacinas compõem o 16° lote encaminhado ao Estado. Elas foram distribuídas na terça-feira (4) às Regionais de Saúde do Paraná para que os municípios possam dar continuidade à vacinação. Do quantitativo de vacinas AstraZeneca/Fiocruz, conforme os planos nacional e estadual de vacinação, serão destinadas 235.991 doses para aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente grave. O Paraná estima em 1.729.359 o número de pessoas inclusas nesses segmentos. Do lote da Covishield, serão 116.269 imunizantes para continuar a vacinação de primeira dose de pessoas com 60 a 64 anos (21%). O restante é guardado como reserva técnica.

