Regional da Saúde avalia vacinação contra Covid-19 como um ‘sucesso’ na região

O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, fez uma avaliação positiva da campanha de vacinação contra a Covid-19 nos municípios da Comcam nesta primeira etapa. “Foi um sucesso. Mesmo com as vacinas chegando aos poucos pelo Ministério da Saúde, alcançamos a meta de vacinar toda população de 18 anos com a primeira dose até o dia 30 de setembro. Aliás, atingimos nosso objetivo ainda bem antes do prazo”, falou.

Vários municípios da região iniciaram a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, inclusive Campo Mourão, que começou nesta sexta-feira (24). Neste primeiro momento receberão a vacina adolescentes que tenham comorbidades, deficiência permanente, e gestantes ou puérperas.

“As doses utilizadas pelos municípios serão da possibilidade do volume remanescente da reserva técnica exclusivamente do imunizante da Pfizer/BioNTech, considerando que não houve, ainda, repasse de doses destinadas para este público por parte do Ministério da Saúde”, explicou Siqueira, ao comentar que a Secretaria Estadual de Saúde publicou uma nota de orientação aos municípios neste sentido.

A nota informa ainda que a partir da próxima terça-feira (28), os municípios poderão avançar na vacinação de adolescentes exclusivamente com 17 anos, sem comorbidades. “O seguimento para as demais faixas etárias, se dará desde que o Ministério da Saúde reavalie o posicionamento e inclua a imunização deste público sem condições pré-existentes no Plano Nacional de Imunização (PNI). Os municípios que ainda não terminaram a vacinação da população adulta (acima de 18 anos), devem aplicar preferencialmente o imunizante da Coronavac como primeira e segunda doses, uma vez que o Estado recebeu os imunizantes e tem a garantia do fechamento do esquema vacinal, sem qualquer prejuízo”, diz.

Siqueira ressaltou a importância de seguir o PNI e a utilização do imunizante da Pfizer para adolescentes, único autorizado no momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele lembrou que o Ministério da Saúde confirmou o envio de 99.450 doses da Pfizer ao Paraná para a vacinação de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente. Os imunizantes chegarão no final da tarde desta sexta-feira (24) em Curitiba.

Vacinação

A região da Comcam aplicou até essa quinta-feira (23), 384.911 doses de vacinas, sendo 252.144 (D1), 173.888 (D2) e 8.535 (dose única). O total de doses recebidas é 434.567. No Paraná já foram aplicadas 12.591.699 doses: 7.938.292 (D1), 4.331.528 (D2) e 322.619 (DU). Ao todo 53,3% da população adulta já está totalmente imunizada e 94,7% já recebeu ao menos uma dose. Segundo o balanço nacional, 14,8 mil adolescentes de 12 a 17 anos já foram imunizados no Estado.