Regional de Saúde faz entrega de mais 11.950 doses de vacinas contra Covid-19

O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, anunciou que fará a entrega de 11.950 doses de vacinas contra a Covid-19 aos 25 municípios da Comcam na manhã desta segunda-feira (13). Deste total 5.226 doses, da Pfizer, são para a (D1), sendo 2.172 para Campo Mourão.

O restante das doses, 6.724 são para aplicação do reforço (D2). Para Campo Mourão 4.158 doses para a (D2). “Com esta remessa de primeira dose os municípios poderão dar um bom avanço na imunização. Estamos nos preparando para avançar até os 18 anos. A meta da Secretaria Estadual de Saúde é que até o dia 30 de setembro toda população acima de 18 anos seja vacinada com a primeira dose da vacina”, ressaltou Siqueira.

O chefe da Regional, comentou que a Comcam já está também se organizando para em seguida iniciar a vacinação da população de 12 a 17 anos. A expectativa, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, é que o Paraná receba até esta quarta-feira (15), vacinas contra a Covid-19 direcionadas para o início da imunização deste público, e dose reforço para idosos e imunossuprimidos. “A vacinação dos adolescentes e a dose reforço em pessoas mais vulneráveis ao vírus irá aumentar o escudo imunológico contra a doença em todo o Estado, salvando centenas de vidas”, informou.

A estimativa de quantas pessoas estão elencadas nestes grupos está sendo discutida entre a Secretaria e o Ministério da Saúde e deve ser formalizada nos próximos dias. O Estado deve iniciar as novas estratégias assim que chegarem as doses destinadas para este fim. “As doses específicas para adolescentes e reforço devem ser enviadas nas pautas de distribuição realizadas a partir da semana que vem. Não há como fixar uma data para este início porque dependemos do envio do Ministério da Saúde, mas descentralizaremos para os municípios assim que chegarem e faremos chegar até o braço dos paranaenses”, informou a Sesa.

A inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunizações (PNI) foi formalizada pelo Ministério da Saúde por meio da nota técnica nº 36/2021. A orientação do governo federal determina que seja utilizado exclusivamente o imunizante Comirnaty, da fabricante Pfizer, obedecendo a seguinte ordem de prioridade: deficiências permanentes, comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e, por fim, adolescentes sem comorbidades.

Mais doses

O Ministério da Saúde confirmou o envio de 303.030 vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech nesta segunda-feira (13) ao Paraná. Os imunizantes fazem parte da 50ª pauta de distribuição e são destinados integralmente à aplicação de primeiras doses (D1). Segundo o Governo Federal, serão três envios. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aguarda a divulgação do Informe Técnico referente a esta remessa para iniciar o processo de distribuição.

Vacinômetro

De acordo com os dados do Vacinômetro nacional, o Paraná já aplicou 11.729.836 doses, sendo 7.673.102 D1, 321.649 doses únicas (DU) e 3.735.085 D2. Entre D1 e DU, o Estado já atingiu 91,6% da população adulta estimada em 8.720.953 pessoas com, pelo menos, uma dose. Já considerando D2 e DU, 46,5% dos paranaenses com mais de 18 anos estão completamente imunizados com a doença.