Santa Casa está com 11 leitos de UTI-Covid ocupados

O dia seguinte ao feriado prolongado acendeu novamente o sinal de alerta quanto a contaminação por Coronavírus em Campo Mourão. Nesta terça-feira (13), 11 leitos de UTI ficaram ocupados por pacientes com a Covid-19, dos quais 6 de Campo Mourão. Os outros são de Araruna, Altamira, Fênix, Mamborê e Peabiru. Vale lembrar que o ex-prefeito Nelson Tureck, que estava na UTI, foi transferido para Maringá.

“É uma situação preocupante porque na UTI com 15 leitos estamos com 11 ocupados. Não diria que isso é resultado da vida profissional ativa, mas sim da vida social ativa. Infelizmente estamos colhendo frutos dessa liberdade que precisa ser repensada de forma individual, por cada cidadão, cada pessoa”, comenta a diretora administrativa do hospital, Lucineia Schefer.

Já na enfermaria estavam cinco pacientes internados nesta terça (3 de Campo Mourão e 2 de Araruna). A média móvel de casos que tinha chegado a 3, na semana passada voltou a subir. Na segunda-feira (feriado nacional) foram mais sete casos confirmados e três recuperações. Nesta terça, teve mais 11 casos confirmados e apenas três recuperados. O último óbito por Covid no município foi registrado no dia 27 de setembro.

Na região, o município de Goioerê, que passou nove dias seguidos sem registro de novos casos e chegou a zerar os casos ativos por uma semana, no feriado voltou a registrar três casos (um no domingo e dois na segunda-feira).