SEAMA coletou resíduos volumosos e eletrônicos para correta destinação

Em torno de 60 metros cúbicos de resíduos volumosos (como móveis e colchões) foram recebidos pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA) no sábado (11). Também foram coletados lixo eletrônico e produtos da linha branca, cuja quantidade ainda não foi contabilizada.

Além de mobiliários em madeira, foram recolhidos metal ou plástico, colchões, geladeira, fogão, microondas, aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e baterias. “Sabemos que nessa época muitos trocam de móveis e por isso estamos dando a oportunidade para que possa ser feita a destinação correta”, observa a secretária municipal Shelly Nogueira.

Ela lembra que o descarte irregular de resíduos nas vias públicas, principalmente nos canteiros de avenida, é passível de multa por se tratar de crime ambiental. “As pessoas precisam entender que cuidar da cidade é dever de todos, não apenas do poder público”, acrescenta.

O descarte irregular de qualquer resíduo é uma infração à legislação ambiental, caracterizado ato lesivo à limpeza pública. A penalidade nesses casos varia de 50 reais a 50 milhões de reais, calculado conforme o volume e tipologia do resíduo.